Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2010 - 13h29

"Pedro da Santa" carrega a imagem por rodeios do país

Publicidade

DO ENVIADO A BARRETOS

Ele já foi a pelo menos mil rodeios nos últimos 28 anos, e não é conta de mentiroso. No período, distribuiu ao menos dois milhões de fitinhas oriundas de Aparecida (SP), sua cidade natal.

Veja fotos do show de Mariah Carey
Conheça a arena e as modalidades de Barretos
Veja o calendário e o preço dos ingressos
Leia cobertura completa do rodeio

Pedro Arneiro, 48, o Pedro da Santa, é um ícone do mundo dos rodeios. É quase impensável falar de um rodeio de grande porte que não tenha o famoso personagem, conhecido por entrar na arena com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida para abençoar os peões, e por distribuir fitinhas sagradas e terços aos visitantes.

O problema para cumprir o que denomina "missão" é dinheiro, que ele não tem. Para chegar na última quinta-feira à Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos deste ano, precisou pedir dinheiro emprestado para pagar o ônibus -ele se autodenomina "viajante" desde os 20 anos.

Pedro fez uma promessa à mãe, então doente com diabetes e com o risco de ter uma perna amputada, que, se ela melhorasse, ele passaria a percorrer os rodeios do país com a imagem.

Ela se curou e, desde então, Pedro viaja para quatro rodeios por mês -distribui, em cada um, 2.000 fitinhas, fora os mil terços. Para cada rodeio, são R$ 100 gastos.

Nem a morte de sua mãe, há três anos, o livrou da missão. "Um rapaz pagou o ônibus para eu vir para cá. Meu almoço [na quinta] foi um lanche, mas não tem problema, essa é a minha vida. Minha mãe não gostava, mas eu disse que promessa é promessa, e eu gosto."

Edson Silva/Folhapress
"Pedro da Santa" abençoa os peões com a imagem de Nossa Senhora Aparecida antes das montarias
"Pedro da Santa" abençoa os peões com a imagem de Nossa Senhora Aparecida antes das montarias
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página