Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/08/2010 - 18h14

Umidade de São Paulo atinge 17%; cidade permanece em estado de atenção

Publicidade

DE SÃO PAULO

A cidade de São Paulo teve hoje a tarde mais seca do ano, de acordo com a medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O índice de umidade relativa do ar registrado às 15h atingiu os 17% na estação convencional do instituto, localizada no mirante Santana (zona norte).

Veja imagens do tempo seco em São Paulo
Saiba como cuidar da saúde durante o tempo seco
Baixa umidade causa lotação em prontos-socorros de SP
Umidade fica abaixo de 20% em seis capitais

Por volta das 17h50 a índice havia subido um pouco, chegando próximo dos 25%. Apesar de deixar o estado de alerta, permanece o estado de atenção de atenção na cidade.

O Inmet também possui uma estação automática, mas considera como oficial apenas as medições da estação convencional. Na semana passada, São Paulo registrou umidade de 15% na medição do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura.

No ano passado, a tarde mais seca ocorreu em 14 de agosto, com índice de umidade relativa de 10% (valor semelhante ao registrado em regiões desérticas).

De acordo com o CGE, São Paulo não tem chuva há 19 dias --o último registro foi em 5 de agosto. De acordo com o órgão, nos dias 14 e 15 chegou a haver chuviscos, mas o índice não foi registrado pelos pluviômetros monitorados pelo órgão.

Agosto tem um acumulado de 6,6 mm de chuva (cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado), índice abaixo da média histórica do mês, que é de 39 mm.

A Defesa Civil municipal tem decretado estado de atenção e alerta todos os dias devido à baixa umidade desde a última quinta-feira (19). Com o ar seco, o órgão recomenda que a população evite atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10h e as 17h, não pratique exercícios das 11h às 15h e aconselha a ingestão de bastantes líquidos para evitar desidratação.

Você segue estas recomendações? Vote

A Defesa Civil alerta ainda que a baixa umidade aumenta as chances de incêndio em pastagens e florestas e pede às pessoas que não coloquem fogo em terrenos baldios e vegetação seca.

-

De acordo com a Defesa Civil, a não adoção de medidas preventivas com o tempo seco pode provocar:

  1. Dores de cabeça e irritação nos olhos, nariz, garganta ou na pele;
  2. Aumento do risco de transmissão de doenças respiratórias;
  3. Aumento do risco de desidratação;
  4. Garganta seca, voz rouca, inclusive com possibilidade de inflamação da faringe;
  5. Rompimento de vasos do nariz, provocando sangramento;
  6. Maior facilidade de se contrair conjuntivite viral, alérgica e síndrome do olho seco;
  7. Aumento da pressão arterial, arritmia cardíaca e infartos (principalmente em quem já tem problemas cardiovasculares).

-

Editoria de arte/Folhapress

PREVISÃO

De acordo com o CGE, uma massa de ar seco e quente impõe um bloqueio atmosférico sobre a cidade, e é a responsável pelas tardes de calor e baixa umidade. Nos próximos dias não deve haver mudança significativa nas condições atmosféricas. Os dias seguem com temperaturas altas para a época do ano durante as tardes, com baixa umidade.

Julianna Granjeia/Folhapress
Vista do centro de São Paulo em dia de tempo seco e baixa umidade relativa do ar
Vista do céu de São Paulo a partir da região central da cidade; tarde desta terça-feira foi a mais seca do ano
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página