Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2010 - 15h07

Deslizamento de terra causado pela seca destrói ao menos 70 casas no AM

Publicidade

KÁTIA BRASIL
DE MANAUS

Um deslizamento de terra provocado pela seca nos rios da Amazônia voltou a ser registrado na madrugada desta segunda-feira na cidade de São Paulo de Olivença (a 988 km oeste de Manaus). A ação destruiu ao menos 70 casas. Não há registros de feridos ou mortos. Trinta e duas pessoas estão abrigadas em escolas públicas da cidade.

São Paulo de Olivença foi fundada em uma faixa de terra margeada pelo rio Solimões. Atualmente, o rio enfrenta uma seca histórica por causa da estiagem. A prefeitura decretou situação de emergência. A falta de água potável é o maior problema do município.

Segundo o coordenador da Defesa Civil local, Edivilson Braga, o deslizamento aconteceu em uma faixa de terra de pelo menos um quilômetro de extensão e altura variando entre 30 metros a 60 metros. Ele diz que a região é residencial, mas um reforço policial foi solicitado à cidade vizinha de Tabatinga. "Populares ameaçam saquear os supermercados", afirmou.

Em agosto, em outra parte de São Paulo de Olivença, um deslizamento ocorreu em uma faixa de terra de 700 metros de comprimento e 15 metros de altura. Cerca de cem famílias foram retiradas das casas.

A Defesa Civil informou que o deslizamento nas margens dos rios é conhecido como o fenômeno de terras caídas e ocorre, geralmente, no período da vazante, no verão amazônico, que inicia em junho e se encerra no mês novembro. A velocidade da correnteza dos rios é o que provoca o desprendimento das terras das margens, levando-as para outros lugares.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página