Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2010 - 19h44

SP testa ônibus que polui até 90% menos do que veículo com motor a diesel comum

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Foi apresentado nesta terça-feira um protótipo de ônibus híbrido que será testado até o início de novembro nas ruas de São Paulo. O sistema pode diminuir as emissões de poluentes de 80% a 90% em relação a motores a diesel comuns e reduz o consumo de combustível em até 35%.

Edson Lopes Jr./Folhapress
Gilberto Kassab em apresentação de ônibus híbrido para a cidade de Sao Paulo.

O ônibus tem dois motores, um elétrico e um a diesel. O motor elétrico é utilizado para dar partida no veículo e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 km/h. Ele também gera energia durante as freagens. Já o motor a diesel funciona em velocidades mais altas.

Quando o veículo está parado, o motor a diesel fica desligado e não há emissões de poluentes. Estudos da Volvo --fabricante do protótipo-- dizem que o tempo que o veículo fica parado pode chegar a metade do tempo total de operação do ônibus.

O novo ônibus ficará em testes em São Paulo por 15 dias a partir de domingo (24), na linha Cidade Universitária-Aclimação. Neste período, seu desempenho será comparado com o de quatro ônibus comuns que fazem o mesmo trajeto. Depois o ônibus segue para Rio de Janeiro e volta para São Paulo para um teste mais longo em março de 2011. Só então a prefeitura decide se vai comprar os veículos.

No evento de apresentação do ônibus, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou convênio com a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) para o projeto Transporte Sustentável e Qualidade de Ar, que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos meios de transportes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página