Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/10/2010 - 12h26

Projeto quer obrigar bancos a instalar câmeras de segurança externas em Curitiba

Publicidade

DIMITRI DO VALLE
DE CURITIBA

Agências bancárias de Curitiba terão de instalar câmeras de vídeo na parte externa dos prédios com o objetivo de conter assaltos aos clientes. Essa é a essência de um projeto aprovado ontem pelos vereadores da capital do Paraná em primeira discussão.

Franca (SP) proíbe uso de celular em agências bancárias
Aprovada lei que proíbe o uso de celular em agências bancárias no Estado do Rio

Com o reforço da segurança interna, os vereadores disseram que os ladrões passaram a se posicionar nas imediações para visar os clientes e não mais os caixas e os cofres das agências.

A medida, segundo os autores do projeto, visa proteger quem sai das agências após realizar saques, principalmente nos caixas eletrônicos.

A matéria deve passar ainda por nova votação e só pode entrar em vigor após sanção do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB). Em caso de validação pelo prefeito, as agências terão 60 dias para se adaptar.

Não é a primeira medida tomada pela Câmara de Vereadores neste ano com o intuito de coibir a ação de bandidos nos arredores das agências. No primeiro semestre, um projeto de lei tornou obrigatória dentro das agências a proibição de uso de telefones celulares.

Os aparelhos, de acordo com casos relatados em inquéritos policiais, começaram a ser usados por ladrões para descrever aos comparsas na rua as potenciais vítimas que sacavam grandes quantias de dinheiro.

Os bancos tiveram de colocar placas de advertência e ganharam poder de acionar a polícia em caso de desrespeito da norma dentro das agências.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página