Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/10/2010 - 07h30

Mizael e Evandro devem depor hoje em audiência do caso Mércia em SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

A audiência de instrução do processo sobre a morte da advogada Mércia Nakashima deve ser retomada na tarde desta quinta-feira, no fórum de Guarulhos (Grande São Paulo). Iniciada na última segunda-feira (18), a audiência seja encerrada ainda hoje, com o depoimento dos réus, o ex-namorado da vítima Mizael Bispo de Souza, e o vigia Evandro Bezerra da Silva.

Juiz interrompe audiência por questões de segurança
"Laudo foi feito para ser contestado", diz perito
Segundo dia de audiência é marcado por bate-boca e ironias
Justiça ouve 7 testemunhas de acusação no caso Mércia
Delegado diz que morte de Mércia foi premeditada
Veja galeria de fotos da audiência em Guarulhos
Veja galeria de fotos da reconstituição
Veja vídeo com a versão da polícia sobre o caso Mércia
Promotor detalha as acusações contra Mizael e Evandro; ouça

Rivaldo Gomes-18.out.10/Folhapress
Cláudia e Márcio Nakashima, irmãos de Mércia chegam ao fórum de Guarulhos; os dois serão primeiros a depor
Cláudia e Márcio Nakashima, irmãos de Mércia chegam ao fórum de Guarulhos para primeira audência do caso

Ontem, a audiência foi interrompida por volta das 18h por "questões de segurança", segundo o juiz Leandro Jorge Bittencourt Cano. O Ministério Público solicitou que os trabalhos fossem interrompidos mais cedo para evitar que Mizael tivesse a chance de conversar com o vigia Evandro Bezerra da Silva, outro acusado pelo crime, que deveria depor somente amanhã.

O juiz acatou o pedido e explicou que, por questões de segurança, o fórum de Guarulhos deve fechar às 19h. O magistrado afirmou estar preocupado com a integridade física dos réus devido a manifestações que vêm ocorrendo fora do prédio. Desde ontem, durante o depoimento das testemunhas um grupo de pessoas permanece em frente ao fórum com apitos, gritando palavras de ordem como "assassino" e "justiça".

DECISÃO

O juiz também afirmou que, após a fala dos réus, não irá decidir sobre o andamento do processo enquanto não houver o julgamento da competência de juízo pelo Tribunal de Justiça.

A defesa dos acusados pediu a transferência do caso de Guarulhos para Nazaré Paulista (64 km de São Paulo), onde foi encontrado o corpo da advogada em uma represa, no dia 11 de junho. Inicialmente a Justiça negou a transferência, mas a defesa recorreu e ainda não há previsão para o julgamento desse recurso pelo TJ.

Somente após a decisão, caso seja confirmado que o processo permanece em Guarulhos, o juiz irá decidir se Mizael e Evandro devem ser levados a júri popular pelo crime.

Ao sair do fórum, o advogado Samir Haddad Júnior foi hostilizado no momento em que explicava o motivo do pedido de transferência para Nazaré Paulista. "Cristo foi julgado pelo povo e Barrabás foi solto", disse o defensor.

Rivaldo Gomes/Folhapress
Família de Mércia Nakashima coloca faixa em homenagem à advogada em frente ao fórum de Guarulhos
Família de Mércia Nakashima coloca faixa em homenagem à advogada em frente ao fórum de Guarulhos

LAUDO

Antes de encerra a audiência, o juiz disse também que não dará continuidade aos trabalhos enquanto não chegarem informações solicitadas à empresa Graber, para saber se o rastreador do carro de Mizael --usado pela polícia para refazer o itinerário do acusado no dia em que Mércia desapareceu, 23 de maio-- apresentou defeito em 2010.

O juiz fez o pedido porque, no depoimento de Leonardo de França, funcionário da empresa de assistência técnica do rastreador, ele não soube precisar o dia em que o equipamento parou de funcionar. "De qualquer maneira, esta data foi posterior ao crime, e o próprio advogado de defesa disse isso. Isso não vai interferir no andamento do processo", afirmou o promotor Rodrigo Merli Antunes.

Quando as pendências foram resolvidas, a audiência será retomada com as alegações finais da defesa e da acusação, que serão feitas por escrito.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página