Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/10/2010 - 20h05

Após falha na PF, turista ainda tem dificuldade para tirar passaporte

Publicidade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Cerca de três semanas após a falha que atingiu o sistema de emissão de passaportes da Polícia Federal, turistas têm dificuldades para conseguir o documento. Muitas pessoas não conseguem data para agendar a requisição.

PF aumenta horário de atendimento para compensar atrasos
Polícia Federal pretende cobrar 20% a mais para emitir passaporte
Agendamento de passaportes volta ao normal, mas PF registra filas em SP
Agendamento de passaporte fica suspenso; PF pode emitir documento de emergência
PF diz que não há previsão para normalizar emissão de passaportes
Falha causa irritação em posto da PF em SP
Falha em sistema da Polícia Federal atrasa entrega de passaportes

"Temos vários clientes reclamando desse problema. Há uns seis meses estava bem mais fácil de conseguir agendar tanto visto quanto passaporte. É difícil prever, às vezes a pessoa entra no site e consegue agendar, às vezes não", diz Renata Garcia, gerente do departamento de vendas diretas da Queensberry Turismo.

O problema não é restrito a uma agência. Uma funcionária de outra empresa de turismo que não quis se identificar afirma que agora está bem mais complicado. "A orientação que a gente dá é pra ficar entrando no site da PF o tempo todo. Tenho um passageiro que ficou uma semana sem conseguir agendar, um dia entrou à noite e conseguiu para a semana seguinte", diz.

A necessidade de entrar no site "o tempo todo", é consequência da tentativa da PF de driblar os despachantes. De acordo com a corporação, o sistema vai soltando vagas aos poucos para evitar ação de quem fica na Internet o dia todo.

Porém, o método pode acabar trazendo dor de cabeça para quem tem viagem marcada para logo. "É complicado porque às vezes a viagem já está marcada e a pessoa vê em cima da hora que não vai conseguir tirar o passaporte', diz Renata Garcia.

Nestes casos, a polícia garante que a pessoa não vai ficar sem passaporte. A orientação para quem está em São Paulo é de que a pessoa preencha os campos da requisição do documento, pague a guia e vá ao posto da Superintendência Regional da Polícia Federal que fica no bairro da Lapa. Lá, é preciso apresentar um comprovante de que precisa do passaporte com urgência.

A Polícia Federal de São Paulo afirma que como o sistema ficou indisponível em setembro houve uma demanda reprimida, que está causando mais problemas para conseguir agendamento. Isso acontece principalmente em São Paulo, onde segundo a PF, são emitidos de 20% a 30% de todos os passaportes do país.

Para resolver o problema, dois postos de atendimento da PF em São Paulo estão funcionando em horário estendido Os postos com novo horário são o da Superintendência da PF, no bairro da Lapa, e o do Shopping Light, na região central de São Paulo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página