Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/11/2010 - 22h04

Laudo do IC não identifica falha técnica em incidente no metrô de SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

O laudo técnico sobre o incidente ocorrido no metrô de São Paulo em 21 de setembro foi concluído pelo Instituto de Criminalística nesta sexta-feira. O laudo foi encaminhado ao delegado Valdir de Oliveira Rosa, da Delpom (Delegacia de Polícia do Metrô), que preside o inquérito que investiga as causas do incidente.

Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook
Relatórios revelam segredos em dia de colapso do metrô

Os peritos criminais engenheiros José Manoel Lapa e Dirceu Pereira Ribeiro, que assinam o laudo, informam no documento que não constataram qualquer anormalidade no funcionamento da composição 309, que, na ocasião, parou entre as estações Pedro 2º e Sé, na linha 3-Vermelha.

O laudo conclui que a composição parou de forma automática, devido ao procedimento do sistema de segurança que garante uma distância mínima entre os trens. Outro trem, que seguia adiante, permaneceu estacionado na estação Sé por período acima do normal, o que teria levado os passageiros da composição 309 a acionar o botão de emergência de abertura de portas.

Segundo os peritos, diante da possibilidade de os passageiros descerem da composição para a via férrea, o Metrô desligou a energia dos trilhos, por questão de segurança. Esse desligamento provocou uma interrupção da circulação dos trens.

De acordo com a polícia, o laudo será anexado ao inquérito da Delpom, que já reúne depoimentos de testemunhas e autoridades, relatórios de investigação e outros documentos.

Rivaldo Gomes 21.set.2010/Folhapress
Passageiros andaram nos trilhos após problema na linha 3-Vermelha do metrô, na terça-feira
Passageiros andaram nos trilhos após problema na linha 3-Vermelha do metrô, em setembro
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página