Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 19h23

Após operação e fuga de bandidos, polícia diz que Vila Cruzeiro pertence ao Estado

Publicidade

LUIZA SOUTO
FELIPE CARUSO
DO RIO

Após operação que contou com veículos blindados da Marinha e da PM, o subchefe operacional da Polícia Civil do Rio, Rodrigo de Oliveira, disse nesta quinta-feira, em um dos acessos da Vila Cruzeiro, na Penha (zona norte da cidade), que a favela está voltando ao controle do Estado. As operações em morros e favelas têm o objetivo de coibir a série de ataque e incêndios em veículos registrada desde domingo (21).

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Entenda a onda de ataques no Rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

"Hoje, com certeza, a Vila Cruzeiro pertence ao Estado", disse ele, ressalvando, no entanto, que a operação ainda não está concluída.

Mais cedo, imagens da GloboNews mostraram traficantes da Vila Cruzeiro fugindo pela parte alta da favela em direção a uma comunidade vizinha, no Complexo do Alemão.

Reprodução GloboNews
Bandidos fogem pela mata da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro; veja outras imagens
Bandidos fogem pela mata da Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, com aproximação da polícia; veja outras imagens

Oliveira informou que a Polícia Civil irá se retirar da favela nesta noite, mas retornará amanhã. Policiais militares do Bope e de outros batalhões permanecerão no local.

O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, disse na noite de hoje que a ação desta quinta-feira "nenhuma policia que lida com segurança urbana no mundo é capaz de fazer"

"Foi tomado o território que eles chamavam de porto seguro, para onde os bandidos correm covardemente protegidos por armas de guerra após cometer seus crimes", a disse

Em entrevista na sede da Secretaria de Segurança Pública do Rio, Beltrame afirmou que "ainda não há nada ganho nem motivos para comemorar." O secretário não revelou os planos para os próximos dias, pois afirma que isso colocaria em risco os próprios policiais.

Diante das imagens de centenas de bandidos fugindo da favela da Vila Cruzeiro, Beltrame disse que agora o problema é nacional. "Os problemas não são só do Rio de Janeiro, mas de um país que tem uma série de episódios internacionais pela frente", afirmou.

Desde início dos ataques e incêndios, as operações policiais já deixam 35 pessoas mortas no Rio. No total, desde domingo, mais de 70 veículos já foram queimados.

BALANÇO

Balanço parcial divulgado pela Polícia Militar aponta nove carros incendiados somente nesta quinta-feira na Vila do Pan (zona oeste), Botafogo (zona sul), Costa Barros (zona norte), Vila Cruzeiro (zona norte), Duque de Caxias (Baixada Fluminense), Madureira (zona norte), Engenho Novo (zona norte) e Jardim América (zona norte). Nove ônibus, quatro caminhões e duas motos também foram incendiados hoje em diversos pontos da cidade.

A polícia também tinha registrado, até por volta das 15h30, dois ataques: ao DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo), em Mesquita (Baixada Fluminense) e o outro ao PPC (Posto de Policiamento Comunitário), no Jardim América (zona norte).

A PM deteve hoje 11 pessoas --entre ele um homem que atacou o DPO-- e um adolescente foi apreendido.

Até por volta das 16h10, entre os produtos foram apreendidos nas operações estavam quatro garrafas PET com material inflamável, três galões de gasolina, seis dinamites e seis espoletas.

Silvia Izquierdo/AP
Veículo é incendiado no Rio Comprido, Rio de Janeiro; veja outras imagens
Veículo é incendiado no Rio Comprido, Rio de Janeiro; veja outras imagens

VIOLÊNCIA

Desde o fim de semana o Rio vem sofrendo uma série de ataques criminosos. Para as autoridades de segurança, as ações são uma retaliação dos traficantes contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nos morros e favelas.

Na manhã desta quinta, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), fez um apelo à população para que não se "acovarde" diante da onda de ataques do tráfico e respalde a política de segurança pública do Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página