Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 22h52

Roberto Kikawa ganha o Prêmio Empreendedor Social

Publicidade

DE SÃO PAULO

"Não fiz nenhum discurso. Mas quero lembrar do meu pai e também agradecer a Deus e a todos os parceiros por este projeto que nos trouxe tantas vitórias."

Assim o gastroenterologista Roberto Kikawa, 40, comemorou a vitória do Prêmio Empreendedor Social 2010, recebido na noite de hoje no Masp (Museu de Arte de São Paulo).

Diante de uma plateia de cerca de 200 convidados, entre empresários, executivos, acadêmicos e jornalistas, o médico paulistano dedicou o prêmio a sua equipe de médicos e paramedicos.

Eduardo Anizelli/Folhapress
O gastroenterologista Roberto Kikawa, 40, venceu o Prêmio Empreendedor Social 2010
O gastroenterologista Roberto Kikawa, 40, venceu a 6ª edição do Prêmio Empreendedor Social 2010

Kikawa é mentor do Projeto Cies (Centro de Integração de Educação e Saúde), dedicado a levar atendimento médico-preventivo especializado, humanizado e de alta tecnologia a comunidades carentes por meio de um centro médico móvel avançado.

Com faixa e bonés personalizados, a torcida de Kikawa, composta de médicos, familiares e colaboradores do projeto, compareceu em peso.

Veja trechos da premiação

"É interessante que ele sinta que ainda não se tornou empreendedor. Acho que todos se guiam por este sentimento de fazer algo diferente", comenta Mirjam Schoening, diretora-executiva da a Fundação Schwab.

A "carreta da saúde", como é conhecido o caminhão com 100 m2 de área útil quando aberto e que atende até dez especialidades, beneficiou mais de 24 mil pessoas, atingiu 15 cidades de três Estados e atraiu o interesse de outras 50 no Brasil e no exterior (Angola, Colômbia, Itália, Níger, Panamá e Venezuela).

"Nós todos somos vencedores. Se cada um de nós fizermos algo e nos unirmos, poderemos fazer mais", ressaltou Kikawa, ao discursar bastante emocionado.

O médico é o sétimo empreendedor social brasileiro eleito pelo prêmio a entrar para a rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab. A partir de agora, terá acesso a benefícios especiais, como a participação em eventos ligados ao Fórum Econômico Mundial, onde poderá prospectar novos parceiros e apoiadores.

Neste ano, pela primeira vez, o vencedor também terá direito uma auditoria financeira independente, a ser realizada em 2011 pela Ernst&Young Terco, patrocinadora do concurso.

Kikawa receberá ainda quatro sessões de "coaching" (treinamento de gestão estratégica) da consultoria sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social, além de uma adesão gratuita para se tornar membro do The Hub em 2011, com possibilidade de uso de espaço de trabalho, espaço de eventos e acesso a produções realizadas no local.

APOIADORES

O Prêmio Folha Empreendedor Social de Futuro é realizado pela Folha, com patrocínio da Caixa e da Ernst & Young Terco. Com apoio estratégico da sitawi, o concurso tem como apoiadores a Fundação Schwab, a Artemisia Modelo de Negócios Sociais, a Ashoka Empreendedores Sociais, o Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), a Folha.com, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, a P&B Comunicação, a Sator, o The Hub Brasil e o UOL.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página