Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2010 - 19h59

Dilma liga para Cabral e promete apoio no combate à violência no Rio

Publicidade

MÁRCIO FALCÃO
RANIER BRAGON
DE BRASÍLIA

A presidente eleita, Dilma Rousseff, telefonou nesta quinta-feira para o governador Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) e se comprometeu em continuar o apoio do governo Lula no combate à violência no Rio, que sofre com uma onda de ataques e incêndios em veículos.

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Entenda a onda de ataques no Rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Segundo a assessoria da petista, Dilma pediu que Cabral manifeste solidariedade ao povo em seu nome e disse estar confiante de que as ações do governo federal e estadual terão resultado.

Desde o fim de semana o Rio vem sofrendo uma série de ataques criminosos; 35 pessoas já morreram. Para as autoridades de segurança, as ações são uma retaliação dos traficantes contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) nos morros e favelas.

Na manhã desta quinta, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), fez um apelo à população para que não se 'acovarde' diante da onda de ataques do tráfico e respalde a política de segurança pública do Estado.

Balanço parcial divulgado hoje à tarde pela Polícia Militar aponta nove carros incendiados somente nesta quinta-feira na Vila do Pan (zona oeste), Botafogo (zona sul), Costa Barros (zona norte), Vila Cruzeiro (zona norte), Duque de Caxias (Baixada Fluminense), Madureira (zona norte), Engenho Novo (zona norte) e Jardim América (zona norte). Nove ônibus, quatro caminhões e duas motos também foram incendiados hoje em diversos pontos da cidade. No total, desde domingo, mais de 70 veículos já foram queimados.

A polícia também tinha registrado, até por volta das 15h30, dois ataques: ao DPO (Destacamento de Policiamento Ostensivo), em Mesquita (Baixada Fluminense) e o outro ao PPC (Posto de Policiamento Comunitário), no Jardim América (zona norte).

A PM deteve hoje 11 pessoas --entre ele um homem que atacou o DPO-- e um adolescente foi apreendido.

Até por volta das 16h10, entre os produtos foram apreendidos nas operações estavam quatro garrafas PET com material inflamável, três galões de gasolina, seis dinamites e seis espoletas.

Silvia Izquierdo/AP
Policial observa veículo incendiado no Rio de Janeiro; veja outras imagens
Policial observa veículo incendiado no Rio de Janeiro; veja outras imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página