Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2010 - 12h36

Traficantes fazem terrorismo no Rio, diz Fernando Henrique

Publicidade

UIRÁ MACHADO
ANNA VIRGINIA BALLOUSSIER
DE SÃO PAULO

Antes de começar sua palestra no seminário Cultura de Liberdade de Imprensa, promovido pela TV Cultura, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) falou novamente sobre a violência no Rio de Janeiro. O ex-presidente afirmou que os traficantes estão promovendo terrorismo.

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Entenda a onda de ataques no Rio de Janeiro
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Instado a comentar o confronto entre o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e traficantes, FHC afirmou que existem duas mudanças importantes.

"Por um lado, é uma mudança no comportamento dos traficantes, que passaram a fazer terrorismo", disse o ex-presidente. "Segundo, o país disse basta. A população está apoiando a reação do governo. Acho isso positivo", completou.

De acordo com FHC, a questão do tráfico não se revolve apenas com repressão. Para ele, a guerra às drogas não está funcionando. "Mas isso não significa que o Estado possa permitir ocupação territorial por traficantes", ressalvou.

FHC afirmou ainda que, "em última análise, são os consumidores que sustentam" o tráfico, "porque o lucro é imenso".

Nesta quinta-feira, FHC também falou sobre a situação do Rio Janeiro. Em entrevista concedida à imprensa antes de iniciar palestra sobre o cenário econômico mundial, ele afirmou que o tráfico está respondendo a ações de combate promovidas pelo governo, mas que a repressão não basta para por fim ao problema das drogas.

"Isso que está acontecendo no Rio é uma reação ao fato de que o governo está fazendo alguma coisa. Enquanto não se entender que boa parte da questão da droga tem a ver com a proibição, tem a ver com uma questão de saúde, enquanto não diminuir o consumo, vai ter gente se arriscando no tráfico", afirmou o ex-presidente.

Na ocasião, Fernando Henrique defendeu a atuação do governo carioca, mas afirmou que a repressão é "só a primeira etapa". "Tem que, ao mesmo tempo que se combate o tráfico, fazer fortes ações de diminuição do consumo e ampliação da assistência médica. Estamos só no primeira etapa, que é a repressão."

Desde o fim de semana o Rio vem sofrendo uma série de ataques criminosos. O Estado já soma 41 mortos durante as ações policiais desde o início dos ataques criminosos, no domingo (21).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página