Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2010 - 22h27

Mulher de Marcinho VP é presa no Rio; Justiça decreta prisão de advogados

Publicidade

DE SÃO PAULO

A Polícia Civil do Rio prendeu na noite desta sexta-feira Márcia Gama Nepomuceno, mulher do traficante Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP. Segundo a polícia, ele é um dos chefes da facção criminosa Comando Vermelho --que teria ordenado os ataques ocorridos no Rio desde domingo (21).

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Divulgação-22.set.02
Traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, preso na carceragem do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio
Traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, preso na carceragem do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio

Márcia foi presa em sua casa, em Jacarepaguá, na zona oeste da cidade. Ela teve a prisão decretada pelo crime de lavagem de dinheiro. A Justiça também pediu o sequestro dos bens de alguns familiares do casal.

Também hoje, o juiz Alexandre Abrahão Dias Teixeira, da 1ª Vara Criminal de Bangu, decretou a prisão preventiva de Flávia Pinheiro Fróes e de Luiz Fernando Costa, advogados de Marcinho VP.

O magistrado também pediu a prisão da advogada Beatriz da Silva Costa, apontada pelo Ministério Público como amante do criminoso. Os três são suspeitos de transmitir ordens dele e de seu comparsa Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, para criminosos responsáveis pelos ataques nas ruas do Rio.

Após Marcinho VP ser preso, em 1996, foi sucedido por Elias Maluco, também capturado em 2002, após matar o jornalista Tim Lopes.

De acordo com a decisão de Alexandre Abrahão Dias Teixeira, os advogados "periodicamente se uniram a eles na penitenciária e, através das entrevistas sigilosas, por força de suas profissões, receberam ordens transmitidas por bilhetes e outros escritos, como também no decorrer de suas entrevistas, verbalmente".

Na quinta-feira (25), Marcinho VP e Elias Maluco foram transferidos, por ordem judicial, da penitenciária federal de Catanduvas (PR) --de onde teriam dado as ordens para os ataques, segundo as investigações da polícia-- para outro presídio federal, em Porto Velho (RO).

Também foram levados para Porto Velho Cláudio José de Souza Fontarigo, Isaias Costa Rodrigues (Isaias da Borel), Leonardo Marques da Silva. Marcio Candido da Silva, Marcio José Guimarães, Marco Antonio Pereira Fermino Silva (My Thor), Ricardo Chavez de Castro Lima, Cleber Nunes de Azevedo, Fernandes de Oliveira Reis, Gilmar Luiz Binda e José Antônio Marin.

O juiz da 1ªVara Criminal de Bangu também determinou o fim das visitas íntimas dos dois traficantes. Tanto eles quanto os advogados responderão por associação para o tráfico e por envolvimento direto na série de crimes comentidos nesta semana.

O presidente da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), Wadih Damous, afirmou que deve abrir um processo contra os três advogados no Conselho de Ética e Disciplina, o que pode levar à suspensão de seus registros profissionais.

Evaristo Sá/AFP
Policiais durante operação na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro; veja outras imagens
Policiais durante operação na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro; veja outras imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página