Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/11/2010 - 12h00

Saúde libera leitos reservados para atendimento de feridos em confrontos no Rio

Publicidade

ELVIRA LOBATO
DO RIO

O secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, decidiu liberar para o público em geral 20 dos 40 leitos do Hospital Estadual Getúlio Vargas que estavam reservados para o atendimento de possíveis feridos durante a ocupação do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio. Ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros já estão autorizadas a direcionar para a unidade ocorrências de outras localidades.

Leia a cobertura completa sobre os ataques no Rio
Veja o mapa da violência no Rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

A decisão de diminuir o nível de alerta no hospital decorreu do fato de que, até o fim da manhã deste domingo, ainda não havia sido registrado nenhum ferido no confronto entre as forças de segurança e criminosos do Complexo do Alemão. Após a ocupação do morro, ocorreram apenas tiros esparsos no local.

Durante toda a manhã, apenas duas pessoas deram entrada no Getúlio Vargas, em ocorrências sem relação com a operação policial. Uma delas era uma mulher que se machucou em uma queda. A outra, um homem que se feriu mexendo em uma gaiola.

Cortes, que visitou o hospital com o comandante geral dos Bombeiros, coronel Pedro Machado, disse que o PAM de Del Castilho continua em "alerta vermelho" por causa da operação. Como a unidade conta com um tomógrafo móvel, está preparada para realizar rapidamente exames de imagens em possíveis vítimas de armamento pesado, como fuzis. Caso haja necessidade, serão encaminhados para lá, preferencialmente, militares com ferimentos graves de tórax e abdômen.

De acordo com a prefeitura do Rio, o PAM de Del Castilho conta com nove médicos, sendo quatro cirurgiões, seis enfermeiros e 25 técnicos da enfermagem (15 deles cedidos pela Cruz Vermelha). Ao todo, há 40 pontos de atendimento, sendo dez para pacientes graves. A unidade conta também com um helicóptero para a remoção de pacientes.

No local há ainda uma central de regulação de leitos e logística de ambulância para realizar transferências. Os quatro grandes hospitais municipais de emergência (Souza Aguiar, Salgado Filho, Miguel Couto e Lourenço Jorge) estão de prontidão e com leitos reservados para receber pacientes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página