Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/12/2010 - 17h31

Justiça autoriza transferência de mais sete suspeitos de participarem de ataques no Rio

Publicidade

JOSÉ MASCHIO
DE LONDRINA
DO RIO

Atualizado às 21h11.

O juiz corregedor da Penitenciária Federal de Catanduvas (PR), Nivaldo Brunoni, autorizou na tarde desta quarta-feira, a transferência de mais seis presos, envolvidos nos ataques no Rio de Janeiro, para o presídio federal no Paraná. Para Campo Grande (MS), o Tribunal de Justiça do Rio autorizou a transferência de uma sétima suspeita, Sandra Helena Ferreira Gabriel, conhecida como Sandra Sapatão.

Leia a cobertura completa sobre os confrontos no Rio
Acompanhe a Folha no Twitter
Conheça a página da Folha no Facebook

Entre os seis transferidos para Catanduvas está Elizeu Felício de Souza, o Zeu, condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, em 2002.

O juiz determinou a transferência em regime de urgência, em razão da alta periculosidade dos presos.

Em seu despacho, Brunoni justifica a urgência da remoção pelos "inúmeros atentados e atos de vandalismo praticados contra a população e até mesmo contra a polícia na cidade do Rio de Janeiro nos últimos dias, o que exige das autoridades uma postura mais enérgica".

Além de Zeu, serão levados para o presídio federal de Catanduvas (487 Km de Curitiba) Ricardo Severo, o Faustão, Emerson Ventapane da Silva, o Mão, Emerson Siqueira Rosa, o Neguinho, Tássio Fernando Faustino, o Branquinho, e Marcos Vinícius da Silva, o Lambari.

Em seu despacho o juiz determina ainda sigilo na transferência e dá prazo de 90 dias para que a Vara de Execuções Penais do Rio de Janeiro envie documentação sobre os presos, para análise daqueles que deverão ser mantidos no Presídio Federal de Catanduvas.

Com a autorização da transferência dos seis presos, a Penitenciária Federal de Catanduvas passará a contar com 26 presos que foram detidos durante os confrontos no Rio de Janeiro. Outros 20 já haviam sido levados do Rio de Janeiro para Catanduvas na semana passada.

Segundo a Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, as vagas foram abertas em Catanduvas após a transferência de oito detentos para o presídio federal de Porto Velho, em Rondônia.

Silvia Izquierdo/AP
Policiais apresentam o traficante Zeu, preso no Complexo do Alemão neste domingo; veja outras imagens
Policiais apresentam o traficante Zeu, preso no Complexo do Alemão neste domingo; veja outras imagens
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página