Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2010 - 20h03

Creche do Espírito Santo que desabou tinha cobertura irregular, aponta laudo

Publicidade

FELIPE LUCHETE
DE SÃO PAULO

Laudo conjunto do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil Estadual apontou irregularidades nas ligações e nas emendas das peças que formavam a estrutura da cobertura de uma creche municipal que desabou em Cariacica (30 km de Vitória), no dia 1º de dezembro.

A creche Amélia Virgínia Machado, segundo o laudo, já apresentava evidências de 'risco à integridade física, à vida e ao patrimônio das pessoas', embora não houvesse sinais visíveis a leigos.

Além disso, o documento afirma que uma coluna próxima à entrada do refeitório também não apresentava a rigidez necessária.

A queda da cobertura matou duas garotas, de cinco e oito anos, quando as turmas participavam de atividades lúdicas e entravam para as aulas.

No dia do acidente, a prefeitura informou que seis crianças ficaram feridas. Segundo o Corpo de Bombeiros, eram oito. O laudo, porém, afirma que foram cinco.

Ainda segundo o documento, o prédio nunca havia passado por vistoria após a inauguração. A construção da creche terminou em novembro de 2006, conforme informou a prefeitura no dia do acidente.

Com o desabamento no refeitório, foram danificados ainda a cozinha, a despensa, banheiros e a sala de administração. Agora, o laudo diz que é necessária a demolição de toda a cobertura e a interdição até que a estrutura seja recuperada.

Segundo nota da Prefeitura de Cariacica, o laudo ainda não foi encaminhado oficialmente à comissão de sindicância responsável pelo caso.

A administração municipal diz ainda que o documento será analisado 'em conjunto com outro laudo que será elaborado por uma empresa contratada por ela para realizar a perícia técnica'. Esse documento ainda não está pronto'.

Os alunos e o corpo docente da unidade que desabou foram transferidos para outra creche em um bairro próximo, também de acordo com a prefeitura.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página