Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2010 - 13h45

Comissão da Câmara do Rio quer que Estado indenize moradores da Vila Cruzeiro

Publicidade

FABIA PRATES
DO RIO

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara do Rio quer que o Estado indenize moradores da Vila Cruzeiro (zona norte) por danos materiais sofridos durante a ocupação de 25 de novembro. Segundo a vereadora Teresa Bergher (PSDB), presidente da comissão, vários deles tiveram casas e veículos avariados por blindados da Marinha.

Polícia apreende bazuca em rede de esgoto no Alemão
Rio quer minar QGs do tráfico em dois anos
Traficantes presenteiam mulheres com joias de até R$ 35 mil
Leia a cobertura completa sobre a violência no Rio

A vereadora entregou ofício ao governador Sérgio Cabral (PMDB) reivindicando o ressarcimento dos prejuízos e solicitou que a Defensoria Pública, que hoje mantém uma unidade no Complexo do Alemão, se instale também na Vila Cruzeiro.

Uma defensora pública, que pediu para não ser identificada, disse à Folha na semana passada que alguns moradores estão amedrontados porque receberam ameaças de policiais do 16º Batalhão. "Os PMs avisaram que, se os moradores recorrerem à Justiça, para denunciar policiais vão sofrer consequências. Por isso, não quiseram registrar a ameaça formalmente", contou a defensora.

O coronel Lima Castro, relações públicas da Polícia Militar, disse que a informação não chegou à corporação. "Cabe à Defensoria informar para a gente apurar se é verdade".

OCUPAÇÃO

Policiais entraram na Vila Cruzeiro dia 25 e, no dia 28, ocuparam o Complexo do Alemão, conjunto de favelas vizinho, com o apoio das Forças Armadas. As ocupações ocorreram após uma série de atentados ocorridos na cidade, que resultaram em mais de cem veículos queimados.

As ações criminosas seriam uma retaliação dos traficantes contra a instalação das UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) em morros e favelas, segundo as autoridades de segurança.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página