Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/12/2010 - 19h41

Rio lança novo mapa oficial com alterações na região metropolitana

Publicidade

FELIPE CARUSO
DO RIO

O Rio de Janeiro mudou nos últimos dez anos e, para acompanhar as alterações em seu território, foi lançado nesta quinta-feira o novo mapa oficial do Estado.

Veja o novo mapa do Rio

As novidades em relação à última edição lançada em 2001 --com reedições em 2002 e 2005-- foi a integração dos municípios de Itaguaí e Maricá à região metropolitana e o desenho do traçado do Arco Metropolitano, espécie de rodoanel fluminense que ainda está em obras.

'A gente especula que os municípios se reintegraram à região metropolitana em função dos investimentos maciços que estão sendo realizados', diz Marco Antônio Santos, coordenador de informações geoespaciais do Ceep (Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas), órgão ligado ao Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro) --responsável pela edição do novo mapa.

Entre os investimentos nessas regiões estão a construção do complexo petroquímico em Itaboraí (município vizinho à Maricá), a inauguração do complexo siderúrgico e ampliação do porto em Itaguaí, além da própria construção do Arco Metropolitano --ainda inacabado.

A Baixada Litorânea e a Costa Verde tiveram uma redução na área com a saída de Maricá e Itaboraí, respectivamente. A integração das duas cidades à região metropolitana foi aprovada no final de 2009 na Assembleia Legislativa do Estado.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página