Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/12/2010 - 21h31

Missa em homenagem a Tim Lopes é realizada pela primeira vez no Complexo do Alemão

Publicidade

DO RIO

A primeira missa em memória do jornalista Tim Lopes no Complexo do Alemão --local onde foi torturado e executado por traficantes há oito anos-- foi realizada no final da tarde deste sábado. A cerimônia ocorreu na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe.

O pároco da igreja e celebrante, padre Barnabé da Cunha, ressaltou que a missa foi "um marco na história da liberdade de expressão para os jornalistas, a imprensa e a sociedade de maneira geral".

A cerimônia aconteceu por iniciativa do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro. Segundo o sindicato, desde a morte de Tim Lopes as missas eram obrigatoriamente realizadas em outras igrejas por causa da presença de traficantes na região.

Em junho de 2002, quando investigava denúncias de prostituição infantil na Vila Cruzeiro, Tim Lopes foi descoberto e levado ao encontro do traficante Elias Maluco.

O jornalista teve o corpo esquartejado e queimado, depois de receber vários golpes no peito, com uma espada. Elias Maluco foi condenado a 28 anos e seis meses de prisão pelos crimes.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página