Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/12/2010 - 00h10

Álvaro Bezerra de Mello (1931-2010) - O "Embaixador do Turismo"

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O pernambucano Álvaro Bezerra de Mello deu a partida, como diretor-executivo do Grupo Othon, para a modernização da indústria de hotéis no Brasil na década de 1960. Por sua pró-atividade no desenvolvimento do setor, recebeu o título carinhoso dos colegas de "Embaixador do Turismo".

Leia sobre outras mortes

Como presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, cargo que exerceu até o dia 2, liderou as negociações com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para a criação de linha de financiamento para melhoria dos hotéis, visando a Copa de 2014 no Brasil e a Olimpíada de 2016 no Rio.

Álvaro Bezerra de Mello iniciou sua atuação no grupo em 1954, trabalhando na área têxtil. Seis anos depois, tornou-se diretor-executivo.
Foi um dos responsáveis pelo crescimento do grupo no ramo hoteleiro e por sua projeção internacional.

O "Embaixador do Turismo" estudou no colégio São Bento, tradicional do Rio. Cursou economia na Universidade Harvard, onde se formou em 1954 antes de retornar ao Brasil.

Casou-se com Yvonne Bezerra de Mello, que desde os anos 80 trabalha com crianças vítimas da violência. Foi a ela que crianças sobreviventes da chacina da Candelária recorreram para pedir ajuda após o crime.

Álvaro Bezerra de Mello sofreu um enfarte fulminante na madrugada de ontem e morreu aos 79 anos.

Deixa viúva, duas filhas e dois netos. A cremação está prevista para ocorrer na segunda-feira pela manhã no cemitério do Caju, no área central do Rio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página