Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2011 - 00h10

Geraldo Flach (1945-2011) - Ele musicou filmes e casamentos

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Geraldo Flach, na barriga da mãe, já ouvia música. Antes de seu nascimento, a mãe alugou um piano e passou a gravidez inteira fazendo a trilha sonora para o bebê.

Leia sobre outras mortes

Aos cinco anos, ele iniciou os estudos de música erudita com um maestro alemão, em Porto Alegre (RS), sua terra natal. Não pararia mais: foi pianista, compositor, arranjador e produtor. Mas enveredou pela música popular.

Ao longo da carreira, acompanhou nomes como Nana Caymmi, Lucinha Lins e Elis Regina, que defendeu em festival uma composição sua com o músico Arthur Verocai: "Um Novo Rumo".

Parceiro musical de longa data de Ivan Lins, Geraldo compôs a música para tocar no casamento do amigo. Anos depois, Ivan Lins retribuiria na mesma moeda: fez a trilha do segundo casamento de Geraldo, em 1988.

Para o cinema, ele foi responsável por alguns trabalhos, como as músicas dos filmes "Ilha das Flores" e "Barbosa", de Jorge Furtado.

Foi dono da Plug, uma das principais produtoras de jingles de Porto Alegre. O negócio fechou as portas em 2006.

Era ainda gremista apaixonado. Quando um show seu caiu no mesmo horário de uma final disputada pelo seu time, ele não deixou de acompanhar o jogo. Informava o resultado ao público nos intervalos das músicas.

No ano passado, descobriu um câncer de intestino. Apresentou-se pela última vez em novembro, ao lado de Ivan Lins. Morreu anteontem, aos 65 anos, deixando duas filhas e três netos.

Neste mês, faria os shows de lançamento do disco que gravou com Virgínia Rosa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página