Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2011 - 16h48

Sobe para dez o número de cidades em emergência devido à seca no RS

Publicidade

DE SÃO PAULO

O município de Pinheiro Machado (RS) encaminhou nesta terça-feira à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil o decreto de situação de emergência. Com isso, já são dez cidades em situação de emergência devido à seca no Estado, segundo informações da Defesa Civil.

Outras prefeituras que decretaram situação de emergência são Candiota, Pedras Altas, Herval, Hulha Negra, Santana do Livramento, Lavras do Sul, Pedro Osório, Cerrito e Bagé.

Além desses dez municípios, Piratini, Aceguá e Dom Pedrito encaminharam a notificação preliminar de desastre ao órgão e também estão sendo monitorados.

A população enfrenta problemas de abastecimento de água e falta de alimentos na região. Em Candiota, onde cerca de 900 famílias do meio rural sofrem com a seca, a água é entregue com ajuda de caminhão-pipa.

Em Pedras Altas, mais de 70% da área de produção não pôde ser plantada, devido à falta de umidade no solo. Já a produção da área que corresponde aos 30% restantes está comprometida. As culturas mais afetadas são soja e milho.

A prefeitura aponta um prejuízo inicial estimado em R$ 50 milhões. O valor integra também as perdas na produção de carne e leite.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página