Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/01/2011 - 18h18

No Rio, ponte que liga Nova Friburgo e Bom Jardim deve ficar pronta até quinta-feira

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

Em cinco dias, os motoristas poderão utilizar novamente a RJ-116, no trecho entre Nova Friburgo e Bom Jardim, interrompido após a queda de uma ponte sobre o rio Grande, que divide os dois municípios. A estimativa é do oficial de Comunicação do Exército, major Rovian Janjar, que prevê para até quinta-feira (27) o restabelecimento da ligação, com a conclusão de uma ponte móvel com capacidade para automóveis e caminhões.

Veja lista parcial com nomes dos mortos
Saiba como fazer doações para as vítimas das chuvas
Voluntários recolhem animais feridos no Rio
Veja imagens antes e depois da chuva
Veja imagens dos estragos no Rio
Veja cobertura sobre chuvas na região serrana do Rio

A primeira etapa foi concluída no sábado com a construção de uma ponte para pedestres, chamada de "passadeira", que se apóia sobre canoas e é presa à margem por cabos de aço. Com isso, uma passagem próxima, que havia sido construída pela própria comunidade, seria desmontada neste domingo para dar lugar à ponte de maior porte.

A obra está sendo supervisionada diretamente pelo general Amauri Pereira Leite, responsável por toda a operação do Exército em Nova Friburgo, no comando de 160 homens, e que também responderá pela área de Teresópolis a partir da próxima semana.

Editoria de Arte/Folhapress

"A montagem não é rápida e vai demandar alguns dias. Terá um total de 50 metros, com 30 metros de vão e o restante servindo de apoio sobre as margens. Ela terá capacidade para 56 toneladas, em uma única mão, no sistema pare e siga. O problema será a rede viária, pois as estradas de ligação também foram afetadas", explicou o general.

A unidade móvel ficará instalada até que a ponte da RJ-116 seja reconstruída, o que pode levar meses, já que a estrutura, inclusive as cabeceiras, foi totalmente destruída, indo parar no fundo do rio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página