Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2011 - 09h29

Passageiros enfrentam greve parcial de ônibus no Rio

Publicidade

DIANA BRITO
DO RIO

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou em nota que passageiros enfrentam desde o início da madrugada desta terça-feira uma greve parcial de ônibus na cidade.

Funcionários de empresa de ônibus fazem paralisação em SP

Segundo boletim do governo municipal, uma liminar concedida pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) considerou ilegal a paralisação e suspendeu o movimento. A assessoria do TRT, porém, não confirma a informação.

"Nós conseguimos essa liminar na semana passada. Nós não organizamos essa paralisação. Esse movimento é de uma associação de funcionários que está usando o nosso nome", disse à Folha o presidente do Sindicato dos Rodoviários do Rio, Antônio Branco.

Os trabalhadores pedem aumento salarial e o fim da dupla função para motorista júnior (que dirigem e também trabalham como cobradores). Com a criação desta categoria cerca de 3.600 cobradores perderam o emprego, informou o sindicato. Segundo o órgão, 14 empresas chegaram a aderir o movimento e somente 30% da frota trafegava nas ruas.

A prefeitura ainda informou que notificou os consórcios de empresas de ônibus do município, na noite de ontem (31), determinando que, se alguma das principais linhas do transporte público fosse afetada pela greve, as empresas pertencentes a estes consórcios deveriam se organizar para cessão imediata de veículos, a fim de suprir os ramais de ônibus prejudicados.

A CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego) divulgou que reforçou a equipe de operadores na cidade nesta terça, principalmente nos centros de bairros, onde há maior demanda pelo transporte público, como Madureira, Méier e Bonsucesso, na zona norte, Campo Grande e Santa Cruz, zona oeste.

Durante a madrugada, foram registrados princípios de manifestações na porta das garagens das empresas de ônibus Vila Isabel, São Silvestre e Jabour, e no terminal de ônibus, em frente à Central do Brasil, na avenida Presidente Vargas. A Polícia Militar e a Guarda Municipal foram mobilizadas para dar apoio à circulação do transporte.

SÃO PAULO

Em São Paulo, os funcionários da viação Himalaia --que atende a zona leste-- fazem nesta terça-feira uma paralisação. O motivo seria a falta de pagamento de direitos trabalhistas.

Segundo a SPTrans (empresa que gerencia o transporte coletivo na cidade), a paralisação afeta as linhas que ligam as regiões de São Mateus e Cidade Tiradentes ao terminal Parque Dom Pedro e a estações de metrô.

A SPTrans ( São Paulo Transportes) acionou a operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) com 65 ônibus para cobrir as oito principais linhas operadas pela viação Himalaia.

Os grevistas estão concentrados em frente à garagem 2 da empresa, em Sapopemba.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página