Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2011 - 19h11

Relatório aponta água suja como causa da morte de peixes em MS

Publicidade

RODRIGO VARGAS
DE CUIABÁ

Relatório preliminar produzido pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) indica o fenômeno da decoada como a causa mais provável para a mortandade de cerca de mil toneladas de peixes na região do Rio Negro, no Pantanal.

Técnicos investigam mortandade de peixes no Pantanal

O fenômeno ocorre no período das chuvas, explica Roberto Gonçalves, diretor do Imasul. "Após a seca, as primeiras enxurradas trazem grande quantidade de matéria orgânica para rios e baías. Essa água suja, de péssima qualidade, reduz a oxigenação, o que afeta diretamente os peixes", disse.

Na segunda-feria (31), técnicos do instituto estiveram no local para coletar amostras dos espécimes e da água do rio para análise.

A possibilidade de que uma queimada pudesse ter ocasionado o fenômeno foi praticamente descartada.

"A decoada ocorre quase todos os anos no Pantanal. No rio Negro, porém, é a primeira vez de que temos notícia", disse o diretor.

A temperatura da água também foi considerada como um dos fatores que contribuíram para o fenômeno, tendo atingido picos de até 34ºC --o normal, diz Gonçalves, é de 25ºC a 28ºC.

Embora aponte a decoada como o fator mais provável, o diretor do Imasul disse que nenhuma hipótese está descartada. Parte das amostras, segundo ele, foi encaminhada a São Paulo para análise de uma possível contaminação por agrotóxicos. O resultado será conhecido em duas semanas.

Nesta terça-feira, o Ministério Público Estadual informou que abriu inquérito civil para apurar as causas da mortandade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página