Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/02/2011 - 17h58

Região serrana do Rio tem 28 casos confirmados de leptospirose

Publicidade

DO RIO

As cidades atingidas pelas chuvas na região serrana registraram 28 casos confirmados de leptospirose, segundo balanço semanal divulgado nesta quarta-feira pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil. Os casos foram registrados nas cidades de Nova Friburgo (26) e Teresópolis (2).

Leia cobertura sobre a chuva no Rio

Apesar de não constar no levantamento da secretaria estadual, a prefeitura de São José do Vale do Rio Preto também confirmou que duas pessoas contraíram a doença no município.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Otávio Chieppe, afirma que a fase atual é de alerta, de ajudar os municípios na investigação dos casos e de monitorar as notificações de doença nos abrigos.

"A leptospirose tem um período de incubação longo, de um a 30 dias. Em alguns casos, a pessoa tem febre e dores no corpo (principalmente na panturrilha) após o contato com a água infectada pela urina do rato. O ideal é o cidadão procurar um serviço de saúde ao identificar os sintomas", disse Chieppe.

O superintendente acredita que o pico de notificações já tenha acontecido, mas não o de casos. "Há possibilidade de novas confirmações de leptospirose. Não dá para fazer qualquer previsão. Temos inúmeros exames com resultado ainda não conhecido", completa.

Segundo Chieppe, o quadro nas cidades atingidas ainda não pode ser caracterizado como surto. Em janeiro e fevereiro do ano passado, houve 15 casos de leptospirose na região. Em 2003, no mesmo período, foram 45 casos.

Editoria de Arte/Folhapress

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página