Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/02/2011 - 13h05

Teresópolis (RJ) registra 3º caso de leptospirose após chuvas

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL
DO RIO

O município de Teresópolis, na região serrana fluminense, confirmou hoje o terceiro caso de leptospirose ocorrido na cidade depois das chuvas de janeiro. A vítima, de 18 anos, está sendo tratada em um dos abrigos da cidade.

Após chuvas, casos de leptospirose crescem no Rio de Janeiro
Promotoria apura ações contra a leptospirose em Nova Friburgo
Leia cobertura sobre as chuvas na região serrana do Rio

De acordo com a prefeitura, há ainda 164 casos suspeitos da doença, entre eles o de uma pessoa que está internada no Hospital São José. Para evitar novos registros da doença, Teresópolis está realizando uma campanha para orientar moradores sobre medidas de prevenção.

A cidade de Nova Friburgo, também atingida pelas chuvas da região serrana, já tem 26 casos de leptospirose. Apesar de não constar no levantamento da secretaria estadual, a prefeitura de São José do Vale do Rio Preto também confirmou que duas pessoas contraíram leptospirose no município.

A leptospirose tem um período de incubação longo, que pode ser de um a 30 dias. "Em alguns casos, a pessoa tem febre e dores no corpo (principalmente na panturrilha) após o contato com a água infectada pela urina do rato", disse o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Otávio Chieppe.

Editoria de Arte/Folhapress

O superintendente acredita que o pico de notificações já tenha acontecido, mas não o de casos. "Há possibilidade de novas confirmações de leptospirose. Não dá para fazer qualquer previsão. Temos inúmeros exames com resultado ainda não conhecido", completa.

Segundo Chieppe, o quadro nas cidades atingidas pelas chuvas ainda não pode ser caracterizado como surto. Em janeiro e fevereiro do ano passado, 15 casos de leptospirose foram registrados na região. Em 2003, no mesmo período, foram 45.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página