Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2011 - 21h17

Chuva faz desabrigados no Paraná; 2 estão desaparecidos

Publicidade

DIMITRI DO VALLE
DE CURITIBA

Uma pessoa morreu e 108 ficaram desabrigadas devido às fortes chuvas que atingiram Curitiba e região metropolitana nas últimas 48 horas.

Chuva no PR causa morte e destruição de casas
Prefeitura desiste de decretar calamidade em SC
Leia a cobertura completa sobre as chuvas no país

O Corpo de Bombeiros da capital paranaense tentar localizar dois homens que desapareceram durante a chuva na noite de ontem (14). Eles estavam numa canoa que virou por causa da forte correnteza registrada no rio Bariguí, que passa pela Cidade Industrial de Curitiba.

As primeiras informações apontam que os dois tentavam ajudar pessoas com problemas devido ao alagamento.

Até às 18h desta terça-feira, nenhum corpo havia sido encontrado. As buscas foram encerradas no final da tarde e serão retomadas pelo Grupo de Operações de Socorro Tático na manhã de quarta-feira (16).

Em Almirante Tamandaré, a cidade mais afetada, uma estudante de 11 anos morreu anteontem ao ser arrastada pelas águas de um córrego que transbordou.

Sandra dos Santos estava acompanhada de outra menina, de 9 anos, que foi salva da correnteza por dois colegas da escola onde estudavam, no Jardim Gramado.

No mesmo município, segundo a Defesa Civil, 1.503 pessoas foram afetadas --50 estão desabrigadas e 180, desalojadas. No total, 50 casas foram destruídas pelas águas e 502, danificadas.

A Defesa Civil estadual registrou alagamentos em oito cidades do Paraná. Campo Largo, também na região metropolitana, foi a segunda cidade mais atingida, com 30 pessoas desabrigadas.

Em Curitiba e na região metropolitana, foram registrados cerca de 70 pontos de alagamento. Entre segunda-feira e ontem, choveu metade do esperado para o mês.

O chefe da seção técnica da Defesa Civil do Paraná, subtenente Luiz Cláudio Trierwieler, afirma que o órgão emitiu alertas para a Defesa Civil dos municípios no sentido de remover moradores de áreas de risco caso volte a chover forte.

A previsão é de que o tempo continue instável nesta quarta, e há risco de temporais à tarde, segundo o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná).

As chuvas que assolam as regiões leste e norte do Paraná formaram-se devido a uma conjunção de altas temperaturas, umidade e a chegada de uma frente fria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página