Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2011 - 22h11

Jabuticaba vale desconto no IPTU de Sabará (MG)

Publicidade

MARÍLIA ROCHA
DE SÃO PAULO

Sabará, na região metropolitana de Belo Horizonte, quer transformar a jabuticaba em símbolo turístico. Para conquistar a adesão dos moradores à causa, a prefeitura concede desconto no IPTU a imóveis com uma ou mais jabuticabeiras no quintal.

Divulgação
Jabuticabeira, que pode dar desconto no IPTU
Jabuticabeira, que pode dar desconto no IPTU em Sabará, MG

A economia pode chegar a 25% do imposto. Cada pé dá direito a 5% de desconto, e o limite máximo são cinco.

Mas tem um porém: o benefício vale somente para árvores com cinco centímetros de diâmetro, no mínimo.

Sede de um festival anual da fruta, a cidade de 126 mil habitantes pretende atrair mais turistas. "Quanto mais jabuticabeiras por aqui, melhor será para o município e para nossa tradição com a fruta. Às vezes até falta para tanto comprador", diz o gerente de arrecadação da Secretaria Municipal de Fazenda, Arísio Vieira.

A expectativa do órgão é que neste ano o número de beneficiados cresça, por conta do aumento da divulgação da lei, criada em 1983.

A comerciante Ana Maria Torres diz ter duas jabuticabeiras em casa, mas desconhecia o benefício. "Dar o desconto com certeza é um estímulo e compensa as pessoas pela fama que a cidade tem com a fruta", diz.

Apesar de a lei ser antiga, apenas 468 dos mais de 39 mil imóveis com lançamento de IPTU da cidade tiveram dedução no imposto de 2010.

Os moradores podem pedir o desconto a qualquer momento, desde que tenham recebido o carnê e que o imposto ainda não tenha sido quitado integralmente.

Depois disso, a prefeitura faz uma vistoria nos imóveis para checar os pés de jabuticaba e calcular o desconto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página