Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/02/2011 - 22h28

Chuva ameaça casarões históricos de São Luís (MA)

Publicidade

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

As chuvas que atingem São Luís (MA) desde o início do ano estão colocando em risco casarões tombados do centro histórico. Para a coordenadora cultural da Unesco no Brasil, Jurema Machado, a situação é "preocupante".

Leia a cobertura completa sobre as chuvas no país

Vários imóveis correm risco "iminente" de desabar devido às más condições de conservação, agravadas pelas chuvas, de acordo com a Defesa Civil municipal.

Em janeiro, a fachada de dois casarões históricos, localizados na rua Rio Branco, ruíram. Não houve feridos.

Nesta terça-feira (15), a janela de um edifício antigo, mas que não era tombado, caiu na calçada, segundo a Defesa Civil.

"A chuva está mais forte e frequente, o que pode trazer mais infiltração ou acelerar o processo de degradação física", diz Kátia Bogea, superintendente do Iphan-MA (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Um levantamento da Defesa Civil, do ano passado, aponta que 41 casas estavam prestes a desabar --dos 5.607 imóveis tombados da cidade.

Segundo o superintendente do órgão de São Luís, Julio Cesar Correa, parte desses imóveis foram escorados com pedaços de madeira, por medida de segurança. Outros passam por reformas.

Ele diz que o principal problema são os telhados: feitos de madeira e já deteriorados pela ação do tempo, não sustentam o peso e caem.

Os imóveis --de até quatro pisos, com fachadas azulejadas e pés-direitos altos-- têm alto custo de preservação, bancado pelos donos.

Palacetes da rua Formosa, por exemplo, estão sendo estabilizados pelo Iphan-MA ao custo de R$ 1 milhão.

CHUVA

De acordo com o Laboratório de Meteorologia da Uema (Universidade Estadual do Maranhão), entre segunda e terça-feira choveu 104 mm na capital, 35% do acumulado do mês, que é 181 mm.

Em janeiro, no entanto, o acumulado de chuva ficou 64% acima da média, de 250 mm. Choveu 410 mm.

A situação não deve melhorar. Março e abril são os meses mais chuvosos no MA.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página