Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2011 - 17h00

Entenda a apuração das escolas de samba de São Paulo

Publicidade

DE SÃO PAULO

A apuração das notas das escolas do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo segue critérios de desempate. A ordem dos quesitos é: comissão de frente, evolução, alegoria, fantasia, bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia e enredo.

Ao todo, 45 jurados deram notas de 7 a 10 em cada quesito. Na apuração, são descartadas a maior e a menor nota de cada quesito, mas, caso haja empate, as notas descartadas são levadas em conta na ordem sorteada hoje.

Leia a cobertura completa sobre o Carnaval no país
Veja fotos do Carnaval na Bahia
Veja fotos dos desfiles do Rio
Veja fotos e vídeos dos desfiles de SP

A escola de samba paulistana Unidos do Peruche já perdeu cinco pontos por ter apresentado problemas durante seu desfile, na sexta-feira (4). A penalidade foi definida em reunião realizada na tarde de segunda-feira (7) entre a Liga, a Super Liga e os presidentes das escolas do Grupo de Especial e do Grupo de Acesso.

A escola é a única do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo a começar a apuração com pontos a menos. Os pontos foram perdidos por conta da escola ter entrado na avenida sem um carro alegórico e por ter estourado em três minutos o limite de tempo do desfile.

MERCHANDISING

Duas escolas do Grupo de Acesso também perderam pontos, ambas por merchandising.

A Leandro de Itaquera perdeu dois pontos por ter desfilado com propaganda na camiseta do pessoal de apoio. Pelo regulamento, o tamanho máximo permitido para propagandas é de 18 por 8,5 cm.

Leandro Alves Martins, o seo Leandro, fundador e presidente da escola, saiu contrariado da reunião. "A coordenação do Carnaval avisou, eles viraram a camiseta, mas mesmo assim o pessoal da reunião não aceitou. Agora fica difícil, praticamente perdemos o título", disse.

Outra escola penalizada foi a Uirapuru da Mooca. O motivo foi que um destaque de um carro alegórico entrou na avenida com a camisa do Corinthians, que trazia a propaganda do patrocinador do time. Os representantes da escola foram embora da reunião antes de falar com a reportagem.

RIO

A apuração do Carnaval do Rio ocorre a partir das 15h45 de quarta-feira (9). O título deste ano será disputado por apenas nove escolas.

O motivo é que nenhuma escola será rebaixada para o Grupo de Acesso devido ao incêndio que atingiu a Cidade do Samba, na zona portuária do Rio, no dia 7 de fevereiro.

As agremiações mais atingidas pelo fogo --Portela, União da Ilha e Grande Rio-- não terão seus quesitos julgados no desfile.

Dessa forma, o desfile de 2012 do Grupo Especial terá 13 escolas --as 12 deste ano, mais a campeã do Grupo de Acesso. Em 2013, duas escolas serão rebaixadas, reequilibrando os desfiles.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página