Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/03/2011 - 19h39

Garota atingida por lancha melhora; risco de amputação diminui

Publicidade

ELIDA OLIVEIRA
DE SÃO PAULO

O laudo da equipe médica que cuida da menina que sofreu um acidente envolvendo uma lancha e uma banana boat no sábado (5) em Santa Catarina aponta que a necessidade de amputar uma perna é cada vez mais remota.

Acidente com lancha em SC fere menina de 11 anos

De acordo com o diretor do hospital, Erone Foresti, a equipe de ortopedia avaliou que as sequelas da garota de 11 anos podem ser menores do que o previsto. O crescimento da menina, diz Foresti, poderá ser natural "se as lesões não complicarem".

"Pode ser que de início haja diferença entre as pernas durante o crescimento. Mas é como uma cicatriz, essa diferença vai diminuir com o tempo, assim como as cicatrizes também diminuem."

Para evitar infecções que podem agravar o quadro de recuperação, a menina está sendo mantida sozinha em um quarto e tem os horários de visita restritos, diz Foresti.

A Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, que atende a região, já tomou depoimento de quatro pessoas para apurar as causas do acidente. Foram ouvidos Disney Sivieri, juiz aposentado de 63 anos que pilotava a lancha que colidiu com a banana boat, a irmã da menina que se machucou e que estava com ela no momento do acidente, e dois tripulantes da lancha que puxava a boia.

O comandante Alexandre Malízia, que coordena as investigações, disse que só vai divulgar o teor dos depoimentos quando concluir o inquérito.

ACIDENTE

O acidente aconteceu na praia de Balneário Camboriú, a 85 km de Florianópolis (SC). A menina de 11 anos estava em uma banana boat quando uma outra lancha veio em direção ao grupo e avançou sobre a boia.

A criança foi a única vítima. Ela teve cortes profundos no antebraço direito, nas pernas, na virilha e na coxa, segundo informações do Corpo de Bombeiros.

Segundo o piloto da lancha, Disney Sivieri, não houve como evitar a colisão porque a lancha que levava a banana parou no mar em frente a ele.

A Delegacia da Capitania dos Portos pretende averiguar se os dois pilotos cumpriram todos os procedimentos de navegação para evitar acidentes como esse. "As regras que existem são suficientes para manter a segurança na área de navegação, basta que todos cumpram o que está estabelecido", disse Malizia.

O bombeiro que fez o salvamento deverá prestar depoimento na delegacia na sexta-feira (11).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página