Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/03/2011 - 07h48

"Menino" vira menina em maternidade do litoral de São Paulo

Publicidade

LUIZA BANDEIRA
ENVIADA ESPECIAL A SANTOS

Às 12h46 de sexta-feira, a vendedora Hevelyn Pires, 22, deu à luz Nicolas e Gustavo em Santos, no litoral paulista. As crianças passaram por exames, foram para o berçário e tomaram banho. Só por volta das 19h uma enfermeira percebeu que Nicolas era, na verdade, uma menina.

Nicolas agora se chama Nicole. E sua família aguarda o resultado de um exame de DNA para saber se houve troca de bebês na maternidade do hospital São Lucas --ou se foi a ultrassonografia que não apontou o sexo correto.

Os exames, diz o pai, o empresário Rodrigo Amarelo, 33, sugeriam que os dois bebês eram meninos. Ele assistiu ao parto, mas disse que não foi possível ver o sexo do primeiro filho porque houve complicações no nascimento do segundo (Gustavo) e as atenções se voltaram a ele.

Amarelo diz estranhar, porém, que nenhum dos sete profissionais que acompanharam o parto tenha reparado que o bebê era menina. As crianças receberam pulseirinhas de identificação azuis, feitas para meninos.

Nem o pediatra que fez exames nas crianças nem a enfermeira que deu o banho notaram a discrepância.

EXAME DE DNA

Ao saber da confusão, a família chamou a polícia e exigiu um exame de DNA. O teste foi feito anteontem, nos pais e nos bebês. O resultado é esperado para hoje.

Para Amarelo, o mais provável é que tenha ocorrido uma confusão com as etiquetas. "Estamos esperando o DNA porque não quero morrer com essa dúvida. Mas, se o bebê for mesmo menina, fico feliz da mesma forma."

O hospital São Lucas alega que houve erro humano. O diretor administrativo, Sérgio Paes, disse à Rede Globo que, como a família informou que os bebês eram meninos, a enfermagem fez as pulseirinhas antes do nascimento, com o nome de cada um. Segundo ele, o exame de DNA foi só para tirar dúvidas.

Em entrevista ao jornal "A Tribuna", o diretor disse que nenhuma outra gestante reclamou por uma menina.

Segundo os parentes, os dois bebês são parecidos e lembram o pai. A avó Maria José Silva, 51, disse que eles estão sendo amamentados sem distinção pela mãe.

O pai dos bebês contou que Nicole, que só tinha roupas verdes e azuis, já ganhou várias cor-de-rosa.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página