Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/04/2011 - 17h07

Hospital de Maceió já registra 8 mortos por bactéria resistente

Publicidade

DE SÃO PAULO

O número de pacientes que morreram no Hospital Universitário de Maceió (AL) contaminados com uma bactéria resistente a antibióticos passou de quatro para oito, segundo a assessoria de imprensa da instituição.

UTI neonatal em Maceió é interditada por presença de bactéria

O aumento dos casos foi resultado de uma revisão nos prontuários dos pacientes internados na instituição desde outubro do ano passado. Segundo a assessoria, outros quatro casos de morte em pacientes com a bactéria foram identificados. Todas as mortes aconteceram de janeiro para cá. A última morte foi de um idoso, internado com um AVC (acidente vascular cerebral), ocorrida em 25 de março.

A UTI neonatal e a maternidade do Hospital Universitário, ligado à Universidade Federal de Alagoas, estão interditadas há seis dias devido a presença da bactéria Acinetobacter Balmannii, muito resistente a antibióticos. Não há previsão de reabertura das unidades.

No total, 19 pacientes do hospital foram contaminados com a bactéria desde outubro de 2010, sendo nove adultos. Os demais, são bebês que nasceram na maternidade do hospital. Atualmente, a instituição tem dez pacientes contaminados. Segundo o hospital, eles estão isolados dos demais.

A assessoria do hospital disse que os servidores estão passando por novo um treinamento, em que é enfatizado o rigor nos procedimentos de higiene, como lavar as mãos. Está sendo adotando também um novo protocolo que prevê a higienizarão dos equipamentos a cada duas horas. A assessoria não soube informar com que frequência a higienização era feita anteriormente.

Os gestores da saúde do Estado tiveram uma reunião hoje no HU para discutir com a direção do hospital a adoção de ações conjuntas para o controle da bactéria. Segundo o HU, dos nove adultos contaminados, sete vieram de outras instituições do Estado já com a bactéria.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página