Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/04/2011 - 20h04

Estado de saúde de menino que recebeu coração no Rio é grave

Publicidade

LUIZA SOUTO
DO RIO

Ainda é grave o estado de saúde do menino Patrick Hora Alves, de 10 anos, que foi submetido a uma cirurgia de transplante de coração na última sexta-feira (15). De acordo com a assessoria de imprensa do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), onde o garoto está internado, ele necessita de suporte cardiorespiratório e renal e permanece sedado.

Estado de Patrick ainda é grave, mas ele reage bem ao tratamento
Menino que recebeu coração enfrenta complicações

Em nota, a assessoria informou ainda que Patrick está num período crítico, mas vem respondendo bem ao tratamento.

Na sexta-feira, o cardiologista Alexandre Siciliano disse que, por se tratar de uma cirurgia de alto risco, as próximas 72 horas seriam consideradas críticas, pois a criança poderia apresentar rejeição ao novo coração, assim como sangramentos, arritmias e paradas cardíacas.

De acordo com a assessoria, esse período pode ser estendido.

Patrick ficará, no mínimo, 30 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva pediátrica do hospital e precisará tomar remédios para a vida toda.

O garoto foi a primeira criança do Brasil a conviver com um coração artificial por cerca de 30 dias. Ele sofre de uma doença genética chamada miocardiopatia restritiva. Por causa de dois coágulos no coração, o órgão acabou se deteriorando após uma das cirurgias para a retirada desses coágulos. O coração artificial poderia ficar no corpo da criança por até três meses.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página