Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/05/2011 - 16h12

Ministro quer desconto no seguro para motorista responsável

Publicidade

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) defendeu nesta quarta-feira incentivos financeiros para governos e motoristas que contribuam para reduzir as mortes no trânsito.

SP lança programa para proteger pedestre

Uma das medidas que, de acordo com ele, têm que ser analisadas é dar um desconto no seguro para motoristas que não se envolverem em acidentes e que cometerem poucas infrações de trânsito.

A outra é condicionar o repasse financeiro da União a Estados e municípios ao cumprimento de metas de redução do número de mortes por acidentes de transporte. Quem cumprir a meta receberá mais do que quem não cumprir. De acordo com o ministro, a ideia é que isso sirva de incentivo para que os governos e prefeituras melhorem a fiscalização e a condição das vias.

As duas medidas fariam parte de um pacote de alterações na lei cuja proposta está prevista para ser concluída em setembro.

As declarações do ministro foram dadas no lançamento do Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito pelas pastas da Saúde e das Cidades.

Só em 2010, 145.920 vítimas de acidentes foram internadas no SUS (Sistema Único de Saúde), a um custo de cerca de R$ 190 milhões.

Em relação às mortes, o dado mais recente, de 2008, mostra que foram 29 mil, 10 mil a mais do que no ano 2000.

O maior aumento de mortes se deu entre os motociclistas --Padilha classificou como uma "epidemia" os acidentes de moto.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página