Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/05/2011 - 11h11

Instituto lança campanha para estimular prevenção do câncer

Publicidade

DE SÃO PAULO

Em dez anos, Maria Lucélia Silvino perdeu duas irmãs para o câncer de mama, ambas aos 47 anos. Em novembro, foi a vez de ela descobrir um tumor inicial, de 1 mm, no seio direito. Aos 47 anos.

Após a mastectomia e 25 sessões de radioterapia, Maria vai fazer a reconstrução das mamas. "Só descobri cedo [o tumor] porque fazia mamografia todos os anos."

Apenas um terço dos 12 mil pacientes que chegam anualmente ao Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira) tem tumores em estágio inicial, como Maria, quando há mais chances de cura.

Para estimular a população a dedicar um dia do ano à realização de exames que podem detectar o câncer --no SUS ou na rede de planos de saúde--, o Icesp lança hoje a campanha "Doe 1 Dia".

Por meio do site www.doe1dia.org.br, a população terá acesso a informações da campanha e conhecerá os principais tipos de câncer e as medidas de prevenção e tratamento.

"É uma mobilização importante para que a pessoa cuide da saúde e se previna contra uma doença que vem avançando. O câncer pode ter cura se descoberto a tempo, e, por isso, dedicar um dia aos exames preventivos pode salvar vidas", afirma o secretário de Estado da Saúde, Giovanni Guido Cerri.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Maria Lucélia dos Santos Silvino, 47, com a fisioterapeuta Priscila, na sala de fisioterapia do Instituto do Câncer
Maria Lucélia dos Santos Silvino, 47, com a fisioterapeuta Priscila, na sala de fisioterapia do Instituto do Câncer

PREVENÇÃO

Para o oncologista Paulo Hoff, diretor-geral do Icesp, um exemplo importante de câncer que pode ser prevenido é o do colo uterino --que afeta 19 mil brasileiras por ano e é uma das principais causas de morte feminina.

"O teste de Papanicolaou é barato, fácil de fazer e detecta alterações na cérvix da mulher antes de ela ter câncer, num estágio em que as lesões são 100% curáveis."

A mamografia é outra grande aliada na detecção precoce do câncer da mama.

Nos homens, o toque retal e o exame de PSA podem prevenir o câncer da próstata. Após os 50 anos, todos também deveriam fazer o teste de sangue oculto nas fezes para detectar o câncer de cólon.

Realizada em parceria com a Folha e a Agência África, a campanha "Doe 1 Dia" conta com o apoio da Facesp (Federação das Associações Comerciais de São Paulo).

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página