Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/05/2011 - 17h21

Vazamento de cloro em Maceió levou 22 crianças ao hospital

Publicidade

MATHEUS MAGENTA
DE SÃO PAULO

Um vazamento de cloro gasoso ocorrido na noite deste sábado (21) em uma unidade da Braskem na região do Pontal da Barra, em Maceió (AL), levou 22 crianças ao hospital.

Cloro vaza em fábrica da Braskem em Alagoas

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, elas têm idades entre um e 15 anos e já receberam alta.

Ao todo, cerca de 130 pessoas se sentiram mal após o vazamento. Elas foram atendidas no HGE (Hospital Geral do Estado), sendo que 30 ficaram internadas em observação. Todas já receberam alta, exceto um homem.

A secretaria informou que os pacientes relataram ter sentido forte cheiro de cloro, em seguida "falta de ar, mal estar, vômito, desmaios, tosse e cansaço".

As vítimas foram socorridas por equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros.

Segundo o HGE, parentes do paciente que continua internado informaram que ele estava desaparecido havia três dias e foi encontrado próximo ao local do vazamento. Ele foi transferido para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seu estado de saúde é grave.

O hospital afirma que seu estado clínico é "oriundo de histórico de problemas respiratórios, não tendo nenhuma relação com o acidente ocorrido na Braskem".

O IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Alagoas afirmou que abriu um processo administrativo para apurar as causas do vazamento. Segundo o diretor técnico do IMA, Ricardo César Oliveira, a empresa pode ser multada em até R$ 6 milhões. O valor será definido nesta segunda-feira (23) em reunião.

A Braskem informou, em nota, que o vazamento começou às 19h38 e foi controlado às 20h15, "não havendo mais risco de exposição de cloro no ambiente". Segundo a empresa, um funcionário sentiu um desconforto no final da noite e está sob observação médica.

Técnicos da Braskem estão investigando as causas do vazamento. A produção na fábrica foi suspensa. Ainda segundo a nota, a empresa "lamenta profundamente o ocorrido e está empenhada em prestar todo apoio que se faça necessário".

O cloro produzido na planta industrial é utilizado na produção de PVC (resina usada em tubulações), defensivos agrícolas, fármacos, na limpeza hospitalar e no tratamento de água.

A planta também produz soda, material usado na fabricação de produtos como sabão, papel e alumínio.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página