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27/05/2011 - 08h14

Queda do voo 447 durou 3 minutos e 22 segundos, diz relatório

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DE SÃO PAULO

Atualizado às 21h25.

O avião que fazia o voo 447 da Air France caiu por 3 minutos e 22 segundos antes de tocar a superfície do oceano Atlântico, em 2009, segundo relatório preliminar divulgado nesta sexta-feira pelo BEA --órgão do governo francês responsável pela investigação do acidente. A tragédia ocorreu durante o trajeto Rio-Paris e causou a morte dos 228 ocupantes.

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O BEA (Birô de Investigações e Análises) indicou também que os pilotos viram duas velocidades diferentes nos controles durante menos de um minuto, e que uma delas indicava uma queda acentuada de potência do motor.

"Diante da rotina de liberação de informações fragmentadas e muitas vezes aproximadas, o BEA resolveu publicar esta nota para informar as famílias das vítimas e ao público em geral sobre os resultados iniciais resultantes da prospecção dos registradores de voo", informou o órgão.

Segundo a nota divulgada, os novos fatos estabelecidos sobre o acidente são:

  • no momento do acidente, apenas os dois copilotos estavam na cabine do Airbus; o comandante estava em repouso;
  • o comandante voltou para a cabine cerca de 1 minuto e 30 segundos após o desligamento do piloto automático do avião;
  • houve uma inconsistência entre a velocidade indicada no lado esquerdo da aeronave e a indicada nos instrumentos de voo, que durou menos de um minuto;
  • após o desligamento do piloto automático, a aeronave subiu para 38.000 pés (11.582 metros);
  • o alarme de "stall" (perda de sustentação aerodinâmica) soou, e o avião começou a cair;
  • a queda durou 3 minutos e 30 segundos, durante a qual a aeronave permaneceu em situação de "stall";
  • os motores estavam em funcionamento e sempre responderam aos comandos da tripulação;
  • o ângulo de ataque (formado entre o vento relativo e o eixo da aeronave), quando disponível, sempre esteve acima dos 35º;
  • os últimos valores registrados pela caixa-preta são de 16,2º de elevação do nariz do avião, inclinação de 5,3º à esquerda e velocidade vertical de 10.912 pés por minuto (200 km/h).

Folhapress

REPORTAGENS

O anúncio do BEA ocorre após pressão feita pela imprensa internacional na última semana, quando foram publicadas reportagens com especulações sobre as causas do acidente.

Após o resgate das caixas-pretas e a confirmação de que os dados do voo poderiam ser lidos, os investigadores franceses haviam informado que a análise do material duraria meses.

O jornal francês "Le Figaro" informou que a análise preliminar das caixas-pretas do Airbus apontava para um erro dos pilotos como motivo do acidente. O BEA desmentiu as informações, mas resolveu antecipar a divulgação dos primeiros dados recuperados.

No domingo (22), a revista alemã "Der Spiegel" noticiou que o avião sofreu uma parada súbita provocada por gelo acumulado nas sondas de velocidade Pitot e que o comandante do voo, Marc Dubois, não estava na cabine na hora do acidente. O sindicato de pilotos da Air France rechaçou as reportagens.

Johann Peschel/Bea/Ecpad/France Presse
Uma das turbinas do Airbus A330 da Air France foi retirada do fundo do mar; veja outras fotos
Uma das turbinas do Airbus A330 da Air France foi retirada do fundo do mar; veja outras fotos
 

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