Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/05/2011 - 08h47

"Gesto do pedestre" é pouco respeitado no centro de São Paulo

Publicidade

RAPHAEL MARCHIORI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Três dias após o lançamento do "gesto do pedestre", o novo sinal de trânsito criado pela Prefeitura de São Paulo é pouco respeitado nas ruas do centro da cidade.

Após programa de proteção, SP lança "Gesto do Pedestre"
Esquina sem semáforo tem pouco marronzinho
Especialistas questionam projeto que tenta proteger pedestre
Falta de sinal inibe "bons modos" no trânsito na região da Sé

Com o braço à frente do corpo onde não houver semáforo ou agente da CET, o pedestre poderá parar o tráfego de veículos para realizar a travessia com segurança.

A reportagem testou o gesto nas vias do centro e, de sete tentativas, só duas resultaram em travessias seguras. Na rua Libero Badaró, próximo ao prédio da prefeitura, a figurinista Daísi Neves, 21, também testou a novidade e quase foi atropelada.

O "gesto do pedestre", porém, não será mais necessário nas esquinas da praça da Sé com a ruas XV de Novembro, Benjamin Constant, Barão de Paranapiacaba e Senador Feijó --cruzamentos que ganharam semáforos.

A medida foi adotada 15 dias após a Folha alertar para o problema. À época, a justificativa era que a praça, por ser tombada, só permitia fiação aterrada. A CET não disse o que foi feito para instalar os semáforos agora.

Rodrigo Capote - 10.mai.2011/Folhapress
Pedestres entre carros na faixa de pedestre do cruzamento da rua Riachuelo com rua Quintinho Bocaiuva, em SP
Pedestres entre carros na faixa de pedestre do cruzamento da rua Riachuelo com rua Quintinho Bocaiuva, em SP

OMBUDSMAN

Ontem, a CET apresentou seu ombudsman, o engenheiro de tráfego Luiz Célio Botura. Ele afirmou que pretende dar mais visibilidade aos monitores do programa de preferência ao pedestre, lançado no dia 11. "A ideia é ter nos semáforos alguns com pernas de pau."

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página