Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2011 - 17h34

Integração entre CPTM e linha 4 do Metrô começa nesta quinta

Publicidade

DE SÃO PAULO

Começa nesta quinta-feira a transferência gratuita entre a estação Pinheiros da linha 9-esmeralda da CPTM e a estação Pinheiros da linha 4-amarela do Metrô, inaugurada no dia 16 de maio.

Estação Pinheiros é inaugurada sob protesto

De acordo com o Metrô, a integração beneficiará 100 mil pessoas que utilizam estes sistemas de transporte pelas linhas Esmeralda e Amarela.

A transferência entre as linhas é feita através de uma passarela com 56,56 metros de extensão, construída por cima da marginal Pinheiros, com cobertura de telha termoacústica e fechamento lateral com vidro fixo temperado.

Na inauguração da estação Pinheiros do Metrô, a companhia prometeu concluir a passarela até o fim deste semestre e afirmou que com a integração, a linha Amarela passaria a funcionar das 4h40 à meia-noite.

A expansão do horário de funcionamento ficou para o dia 30 de junho. Hoje, a linha funciona das 4h40 às 15h.

Rubens Cavallari-14.abr.2011/Folhapress
Estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, que estará já está aberta ao público; moradores aprovam
Estação Pinheiros da linha 4-amarela do metrô, que estará já está aberta ao público; moradores aprovam

A linha 4, a primeira em São Paulo operada pela iniciativa privada (pelo grupo ViaQuatro), acumula atrasos. Ela, que consta dos planos do Metrô há quatro décadas, foi prometida nos anos 90.

Foi durante a construção da estação Pinheiros que houve o desabamento do canteiro de obras, provocando a morte de sete pessoas em janeiro de 2007 e abrindo uma cratera no local.

O contrato das obras foi firmado só no último mandato de Alckmin, para ser concluída até 2008. Em seguida, sua primeira fase foi empurrada para 2009 e 2010.

Quando for entregue, terá 12,8 km e seis estações. A segunda fase, prometida agora para até 2014, prevê mais cinco pontos de parada.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página