Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2011 - 18h17

Nuvens vulcânicas podem apagar motores de avião, diz tenente

Publicidade

DE SÃO PAULO

Nuvens vulcânicas como a do vulcão chileno Puyehue são compostas por material semelhante ao vidro que pode derreter em contato com as turbinas de um avião e provocar o apagamento dos motores das aeronaves. É o que diz o tenente coronel aviador Flavio Antonio Coimbra Mendonça, do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Companhias anunciam retomada de voos em Buenos Aires
Cinzas de vulcão podem chegar ao Sul do Brasil
Veja galeria de imagens do vulcão chileno

As companhias aéreas TAM e Gol cancelaram até agora 51 voos por conta das nuvens do vulcão. De acordo com a TAM, foram fechados os aeroportos de Buenos Aires (Argentina); Assunção e Ciudad del Este (Paraguai); Montevidéu (Uruguai), Santiago (Chile) e Foz do Iguaçu (PR). As nuvens chegaram à capital argentina pela manhã e fecharam os dois aeroportos da cidade.

Elas também já estão no espaço aéreo brasileiro, de acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), na região do Rio Grande do Sul. O DCEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) monitora a evolução da nuvem e coordena a mudança de destinos das aeronaves que rumariam para aeroportos sob impacto da nuvem.

Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, do Cptec/Inpe (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos), o fenômeno é visto apenas por imagens de satélite devido às chuvas intensas na região Sul do Brasil.

De acordo com ele, a nuvem é carregada por ventos vindos do Sudoeste, que devem continuar nesta semana. Para o meteorologista, a chegada das cinzas pode causar mais transtornos nos aeroportos, já que a nuvem está localizada na altura utilizada pela navegação aérea.

Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página