Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2011 - 00h10

Juarez Lopes (1925-2011) - Sociólogo fundador do Cebrap

Publicidade

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

O mineiro de Poços de Caldas Juarez Rubens Brandão Lopes largou a engenharia para estudar ciências sociais. Sua carreira acabou ligada a algumas das principais instituições de pesquisa do país.

Leia sobre outras mortes

No início dos anos 80, sucedeu Fernando Henrique Cardoso na presidência do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), que ajudara a fundar em 1969.
Foi diretor do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), agência de fomento à pesquisa do governo federal, e vice-presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 1987.

Juarez se formou na Escola de Sociologia e Política, em 1950, em São Paulo. Logo depois, foi estudar nos EUA.

O doutorado foi em 1964, pela USP, e a livre-docência, dois anos depois, pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da mesma universidade, de onde se tornou professor titular em 1972. Em 1983, conquistaria o mesmo cargo, mas agora pela Unicamp.

Trabalhou ainda para os ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento Agrário.

Segundo o filho, Maurício, o pai era um homem discreto. No trabalho, vivia cheio de ideias novas e preocupado em botá-las em prática.

Nunca foi militante político, mas sempre esteve diretamente ligado ao PSDB.

Trabalhou na Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano) até descobrir um câncer em novembro do ano passado.

Morreu ontem, aos 85, de falência de órgãos. Deixa viúva, a professora Dulce, com quem estava casado desde 1948, um filho e uma neta. O enterro foi ontem, em SP.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página