Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/06/2011 - 19h56

Presos de Catanduvas (PR) planejavam sequestro de autoridades

Publicidade

LUIZ CARLOS DA CRUZ
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE CASCAVEL (PR)

Presos que cumprem pena no presídio federal de segurança máxima de Catanduvas (487 km de Curitiba) planejaram o sequestro de autoridades para cobrar como resgate a liberdade de chefes do crime organizado. A informação foi dada pelo diretor da unidade, Rogério Sales, durante solenidade em comemoração aos cinco anos da instalação da primeira penitenciária federal do Brasil. Sales não deu mais detalhes.

Em nota, o Depen (Departamento Penitenciário) do Ministério da Justiça disse que, "por questões de segurança, não podemos divulgar informações sobre as investigações e procedimentos de inteligência do Depen".

Nove presos estariam envolvidos no plano. Eles foram isolados e estão em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado). A direção da unidade estuda comprar carros blindados para fazer o transporte de presos.

PRESÍDIO

O presídio foi inaugurado no dia 23 de junho de 2006 e teve como primeiro preso o traficante Luis Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, que foi transferido para lá no dia 19 de julho do mesmo ano. Pelo presídio já passaram chefões do crime organizado no Rio de Janeiro, como Elias Maluco e Marcinho VP.

Em outubro do ano passado, uma mulher foi presa dentro da unidade com bilhetes que ordenavam ataques a UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) instaladas em favelas do Rio de Janeiro. À época, a PF (Polícia Federal) informou que o papel deveria ser entregue a dois líderes da facção criminosa CV (Comando Vermelho): Marcos Antônio Pereira Firmino da Silva, o My Thor, e Márcio dos Santos Nepomuceno, o Marcinho VP.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página