Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2011 - 10h57

Franca (SP) tem 700 casos de dengue; gibi orienta sobre doença

Publicidade

DE RIBEIRÃO PRETO

O número de casos de dengue em Franca chegou a 774 na última semana, 15 vezes mais que o volume registrado em todo o ano passado.

Prefeitura autua dois moradores de Ribeirão Preto por dengue
Casos suspeitos de dengue no Rio chegam a 100 mil
PR registra primeiros casos de dengue tipo 2 este ano
Leia cobertura completa sobre a dengue no país

Além de manter ações como arrastões e visitas domiciliares, o município deve apostar no lançamento de um gibi para estudantes como uma ferramenta de conscientização e prevenção.

Assim como os videogames desenvolvidos pela Secretaria da Saúde --versões de jogos clássicos como o "Pacman"--, o gibi tem o objetivo de chamar a atenção de jovens para a importância do combate à doença.

"É uma forma de interagir e conscientizar os estudantes. Além do gibi, vamos retomar as palestras feitas nas escolas após as férias", afirma o diretor da Divisão de Vigilância em Saúde de Franca, Fernando Baldochi.

A história em quadrinhos terá como personagens o Aedes aegypti e os homens Samambaia e Tambor. Com histórias cotidianas, deve ensinar métodos de combate ao mosquito da dengue.

Segundo Baldochi, a novidade literária deve ser distribuída para estudantes da rede municipal e particular até o final deste ano.

A tiragem ainda não foi definida pela prefeitura, já que a produção da história dos quadrinhos ainda está em andamento.

"Vamos aproveitar o segundo semestre para reforçar ações de combate à dengue", afirma Baldochi.

Na contramão das medidas que miram a dengue, a Câmara de Franca rejeitou, em votação ordinária na terça-feira, um projeto de lei que previa sanções para moradores que tivessem criadouros em suas casas.

De autoria coletiva de vereadores do PSDB, o plano previa multas de até R$ 1.800 para quem não permitisse a entrada dos agentes de controle de vetores.

O projeto foi considerado anticonstitucional e recebeu votos contrários de ao menos seis vereadores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página