Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/07/2011 - 07h34

Termina hoje vacinação contra a paralisia infantil em SP

Publicidade

DE SÃO PAULO

Termina nesta sexta-feira a primeira etapa da campanha de vacinação contra paralisia infantil --poliomielite-- no Estado de São Paulo. Neste ano, a campanha inclui ainda a imunização contra o sarampo.

Veja os postos de vacinação da Grande SP

Crianças entre 0 e 1 ano de idade devem receber apenas a vacina contra a paralisia infantil. As de idade entre 1 e 4 anos receberão doses contra o sarampo e paralisia infantil. E as que tenham entre 5 e 6 anos, somente a vacina contra o sarampo. Doses de outras vacinas atrasadas na caderneta também serão aplicadas.

A campanha contra o sarampo começaria só em agosto, mas foi antecipada devido a um surto que está ocorrendo na Europa. Desde o início do ano, foram notificados 6.500 casos suspeitos no continente, 5.000 deles na França.

"A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba. É importante que os responsáveis levem as crianças para se protegerem. A imunização contra a paralisia infantil também é fundamental para que o vírus causador da doença não volte a circular no Estado", afirma Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria da Saúde.

Divulgação/Ministério da Saúde
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vacina Lucas, 4, filho da modelo Isabeli Fontana, em posto da zona sul de SP
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, vacina Lucas, 4, filho da modelo Isabeli Fontana, em posto de SP

São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de cinco anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da vacina Sabin.

A segunda etapa da campanha contra a paralisia infantil ocorre em 13 de agosto no Estado.

SINTOMAS

A população deve estar atenta aos sintomas do sarampo. Os principais são febre e exantema (manchas avermelhadas no corpo), acompanhados ou não de tosse, coriza e conjuntivite.

Nesses casos a recomendação é para que a pessoa procure imediatamente um posto de saúde e evite contato desnecessário com outras pessoas até que receba avaliação médica.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página