Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/07/2011 - 03h00

35% dos acidentes com motos ocorrem em corredor

Publicidade

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

A passagem das motos pelos corredores estreitos entre os carros tem uma implicação muito mais grave que a de retrovisores quebrados. Essa é a causa de 35% dos acidentes fatais com motos na cidade de São Paulo.

O levantamento foi apresentado nesta sexta-feira pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) no 1º Fórum de Segurança e Saúde promovido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Baseado em registros oficiais dos últimos quatro anos, ele reforçou a discussão que se arrasta há mais de uma década sobre a proibição da circulação de motocicletas no espaço apertado entre os demais veículos.

A restrição chegou a ser inserida no código de trânsito de 1998, mas acabou vetada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Hoje, é tida por motociclistas como uma permissão fundamental para garantir a agilidade desses veículos. E, por especialistas, como um agravantes da disparada dos acidentes com motos, motivando uma nova discussão do tema no Congresso Nacional.

O gerente de segurança no trânsito da CET, Luiz de Carvalho Montans, reconhece que, apesar da gravidade do problema, a "possibilidade política e prática é muito baixa" para impor a proibição.

A companhia de tráfego estima que hoje quem anda de moto tem um risco 17 vezes maior de morrer no trânsito de São Paulo do que os usuários de automóveis.

O problema, que antes só era associado aos motoboys, hoje está espalhado entre pessoas que também utilizam a moto para ir ao trabalho, à escola e por lazer.

Em 2010, só 11% dos 478 motociclistas mortos na capital paulista eram motoboys, de acordo com a CET.

Outro agravante desses acidentes é a impunidade, já que a maioria dos radares não é capaz de flagrar motos infratoras. A CET diz que está em fase de contratação de seis radares portáteis voltados para esses veículos.

A formação é outro gargalo: pesquisa sobre os acidentados internados no HC verificou que só 25% desses motociclistas diziam ter apreendido a conduzir nas autoescolas --os demais, sozinhos, com parentes, com amigos.

Atropelamentos e acidentes com motos são as principais causas de internação por trauma no hospital.

As vítimas de atropelamentos são 20,5% das internações por traumas --seguidas por 19,5% dos acidentados por motocicletas.

Os dados se referem aos atendimentos do ano passado no serviço de cirurgia de emergência do pronto-socorro do Instituto Central do HC.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página