Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2011 - 13h57

Unificação da polícia atinge 30 DPs no interior e litoral de SP

Publicidade

VENCESLAU BORLINA FILHO
DE RIBEIRÃO PRETO

Ao menos 30 distritos policiais ou delegacias especializadas de cidades do interior e do litoral norte de São Paulo já foram aglutinadas aos prédios das delegacias seccionais ou municipais, num processo de unificação desencadeado pelo Estado.

Plano do governo vai testar integração das polícias em SP

A unificação de DPs (distritos policiais) tem como objetivo otimizar os processos de investigação policial e garantir um melhor atendimento à população, de acordo com a Polícia Civil.

Após a realização de um estudo que relaciona o número de inquéritos e o de boletins de ocorrência registrados diariamente, o deficit de funcionários e a distância entre as unidades policiais, os delegados apresentam o pedido e unificam as equipes em um mesmo prédio.

Berço do projeto de reestruturação, a região de Piracicaba (160 km de SP) é a que mais unificou unidades policiais até agora: 18 ao todo, em nove municípios, de acordo com dados da direção do Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior).

Em São João da Boa Vista (216 km de SP), por exemplo, 1º, 2º e 3º DPs se juntaram em um mesmo prédio com a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) e a DIG (Delegacia de Investigações Gerais). Antes, cada uma dessas unidades tinha uma sede própria.

Edson Silva - 15.mar.11/Folhapress
Local em que funcionava o 5º DP de São Carlos (interior de São Paulo) que foi unificado pela polícia
Local em que funcionava o 5º DP de São Carlos (interior de São Paulo) que foi unificado pela polícia

A região de Ribeirão Preto (313 km de SP), de competência do Deinter-3, unificou seis unidades policiais, sendo duas em São Carlos e uma em Olímpia, Guaíra, São Joaquim da Barra e Jaboticabal.

No último final de semana, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) inaugurou em Avaré (267 km de SP), na região do Deinter-7, de Sorocaba (99 km de SP), a nova delegacia que unificou os atendimentos do 2º e do 3º DPs, de acordo com o diretor Weldon Carlos da Costa.

Outra mudança foi registrada em Sorocaba --o município de Tatuí deverá ter a unificação nesta semana.

De acordo com a delegada-assistente Sandra Cristina Tartari Fernandes, do Deinter-8, de Presidente Prudente, a intenção no município é aglutinar todos os seis DPs e montar uma central de polícia judiciária.

Na região, a primeira experiência ocorreu em Adamantina. O 1º e o 3º DPs se unificaram. "Esses distritos apuram crimes de maior complexidade, enquanto o 2º DP fica responsável pelos crimes de menor potencial ofensivo."

DISTÂNCIA

Em algumas cidades do Estado, no entanto, a unificação aumentou a distância entre o local da ocorrência e a delegacia onde o caso será registrado.

Em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, por exemplo, o cidadão que estiver na praia de Juqueí e for assaltado terá que percorrer 15 quilômetros até a praia de Boiçucanga para registrar o seu boletim de ocorrência.

Naquela região, o 4º DP (Juqueí) se unificou ao 2º DP (Boiçucanga). Já o 3º se juntou ao 1º distrito.

"Essa foi uma medida utilizada para resolver a carência de recursos humanos que temos nas três principais carreiras, que são de delegado, de investigador e de escrivão", afirmou o delegado-assistente da seccional de São Sebastião, Odair Bruzos.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página