Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/07/2011 - 14h13

Rio vai comprar dois radares de alerta de tempestade

Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente) do Rio vai lançar em setembro o edital de licitação para a compra de dois radares meteorológicos que poderão alertar com até 12 horas de antecedência a ocorrência de chuvas fortes.

Segundo a presidente do Inea, Marilene Ramos, a previsão é de que os equipamentos comecem a funcionar já em 2012.

O investimento será de cerca de US$ 5 milhões (R$ 7,8 milhões), bancados com recursos do Banco Mundial e do Fundo Estadual de Compensação Ambiental.

Marilene afirmou que os radares cobrirão todo o Estado e servirão para aperfeiçoar o monitoramento de prevenção de catástrofes e acidentes ambientais, principalmente o sistema de alerta, que inclui estações hidrológicas, pluviométricas e sensores.

"Os radares vão dar mais precisão sobre as condições do tempo, como o local onde vai chover e o volume pluviométrico. São fundamentais para aumentar nossa capacidade de previsão e já devem estar operando antes do verão de 2012", disse.

Segundo Ramos, fabricantes nacionais e internacionais demonstraram interesse em participar da licitação.

A secretária acredita que, com os radares e as estações instaladas em áreas de risco no Estado, ficará mais fácil para a Defesa Civil e para a população agir com mais rapidez e evitar tragédias, como a ocorrida na região serrana há seis meses.

Esta semana serão instaladas mais duas estações pluviométricas em Petrópolis e duas em Teresópolis, que vão transmitir automaticamente alerta de cheias.

Na semana passada, o Inea recuperou oito estações em Petrópolis --seis pluviométricas e duas hidrológicas. Em Nova Friburgo, serão instaladas duas estações e recuperadas duas que foram destruídas nas enchentes de janeiro.

"Possivelmente em Teresópolis vamos precisar de mais estações, que estão previstas para este ano. Esse é um trabalho que vai se ampliando à medida que vamos modelando e obtendo resultados", disse Marilene.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página