Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/07/2011 - 12h19

Zoológico é autuado por repassar animais sem autorização no Rio

Publicidade

GUSTAVO ALVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, NO RIO

O zoológico de Niterói foi autuado nesta quarta-feira em R$ 1,032 milhão por receber animais e deixá-los aos cuidados de terceiros sem autorização. A autuação ocorreu durante operação do Ibama que contou com o apoio da Polícia Federal, do Batalhão Florestal da PM e da Advocacia Geral da União.

Em 2 semanas, zoológico de SP perde girafa e leão

O zoo teria enviado 490 animais que recebeu para particulares. A Polícia Federal deve ser acionada pelo Ibama para investigar a suspeita de tráfico de animais.

"Alguns animais a gente não vai mais recuperar. O zoológico informava que havia mandado para uma pessoa, íamos lá e ela não tinha recebido nada", contou a chefe substituta de fiscalização e área técnica do Ibama no Rio, Lisia Vanacôr.

O zoo de Niterói, que deve fechar até agosto, por determinação da Justiça, também foi autuado em R$ 9.000 por maus-tratos de animais que guardava. Vanacôr informou que uma fragata estava com uma pata necrosada e outra ave foi achada com um osso exposto por veterinários do instituto.

Um leão que já havia sido retirado do zoológico e enviado para o de Brasília morreu logo ao chegar, de câncer na boca, lembrou Vanacôr.

Segundo ela, o Ibama vem retirando animais do zoo de Niterói desde o ano passado. Hoje, entre 7h e 11h, foram resgatados um leão, várias aves, 40 macacos-prego e o chimpanzé Jimmy, um dos animais mais conhecidos do lugar.

Eles serão enviados para o GAP (Grupo de Apoio aos Primatas), entidade de proteção aos animais de Sorocaba (99 km de SP).

Vanacôr afirmou que animais eram deixados indevidamente no zoo depois de apreendidos pelo Batalhão da Polícia Florestal, a Polícia Civil ou o Corpo de Bombeiros. Depois, o zoo de Niterói, sem ter autorização do Ibama, os deixou indevidamente sob a guarda de terceiros.

Ela afirmou que o Ibama tem um centro de recepção em Seropédica, para onde devem ser enviados os bichos apreendidos pelas autoridades.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página